"Falso padre" julgado em Braga por furto de arta sacra e burla a capelão

"Falso padre" julgado em Braga por furto de arta sacra e burla a capelão
| Norte
Porto Canal

Segundo a acusação, deduzida pelo Ministério Público (MP), no somatório dos dois crimes está envolvido o valor de 14.700 euros.

A acusação refere que Agostinho Caridade, de 41 anos e natural de Aguiar, Barcelos, promoveu um peditório público em vários locais de Braga, em 2012, para o alegado tratamento de um filho em Cuba.

Apresentando-se como "maquinista da CP", foi conquistando a confiança de párocos e sacristãos, nomeadamente na Igreja de Senhora-a-Branca.

Em julho desse mesmo ano, pediu 7.200 euros emprestados ao reitor dessa igreja, que "condoído" lhe passou dois cheques, totalizando aquele valor.

O arguido foi a uma loja de cópias pedir que lhe assinassem os cheques, para que o banco os pagasse.

A 04 de março de 2013, e também aproveitando a confiança conquistada junto dos responsáveis daquela igreja, conseguiu introduzir-se no templo e furtar duas imagens de arte sacra, um Menino Jesus no valor de 2.500 euros e uma Senhora da Rosa estimada em 5.000 euros.

No dia seguinte, tentou vender as imagens numa casa da especialidade em Braga, mas a gerência desconfiou e chamou a polícia, mas Agostinho Caridade pôs-se em fuga, deixando as imagens no local.

Em maio, a Polícia Judiciária (PJ) deteve-o, em Lisboa, apresentando-o como suspeito da prática dos crimes de furto de obras de arte e bens culturais religiosos, burla, falsificação de documentos e usurpação de funções.

Ficou em prisão preventiva.

A investigação da PJ começara com participações de furtos em igrejas em Lisboa.

"Furtava imagens e coroas dos santos, cálices, salvas, crucifixos e obras de arte religiosas e vendia-as a estabelecimentos como antiquários, mas também a recetores do mercado paralelo", avançou na altura fonte da PJ.

Segundo a Judiciária, o "falso padre" possui "vastos conhecimentos" e experiência na área eclesiástica.

"É um burlão muito inteligente, com histórias bem engendradas, com muita mobilidade. Circulava entre Lisboa e o norte do país, sempre em transportes públicos e dormia em pensões, o que dificultava as investigações", afirmou ainda a fonte.

Caridade presidiu a várias cerimónias religiosas um pouco por todo o país, incluindo um casamento na Sé de Braga.

Em 2011, foi condenado a dois anos e meio de prisão, com pena suspensa, pelo Tribunal de Santo Tirso, pelos crimes de usurpação de funções e de burla qualificada.

Antes, em 2010, Agostinho Caridade já tinha sido condenado a 350 dias de multa, à taxa diária de cinco euros, igualmente pelos crimes de usurpação de funções e de burla.

As vítimas foram um casal de idosos de Santão, Felgueiras, em cuja residência o "falso padre" realizou vários exorcismos e celebrou uma missa, em novembro de 2008.

Em ambos os casos, foi julgado à revelia, porque as autoridades não o conseguiram localizar.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.