PR guineense pede apoio ao partido Madem para eleições presidenciais de novembro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 08 ago (Lusa) - O apoio formal à candidatura do Presidente guineense, José Mário Vaz, às eleições presidenciais de novembro, a par de pedidos de outras duas personalidades guineenses, será analisado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem, segundo maior partido).

Além do pedido de apoio à recandidatura do chefe de Estado, outras quatro personalidades guineenses solicitaram apoio ao Madem nas presidenciais de 24 de novembro: Umaro Sissoco Embaló, antigo primeiro-ministro guineense e um dos vice-presidentes do partido; Carlos Vamain, advogado; Carlos Gomes Júnior, também ex-primeiro-ministro, e Nuno Nabian, líder da Assembleia do Povo Unido/Partido Social-Democrata da Guiné-Bissau (APU/PDGB).

Todos se manifestaram através de cartas formuladas ao Madem, segundo partido mais votado nas eleições legislativas de 10 de março passado, e criado em julho de 2018 por dirigentes políticos dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, vencedor das eleições).

De acordo com a mesma fonte, dos cinco pedidos, apenas vão às primárias do Madem os nomes de José Mário Vaz, Umaru Sissoco Embaló e Carlos Vamain.

Os nomes de Carlos Gomes Júnior e Nuno Nabian não estarão no processo de escolha por não terem reunido os pré-requisitos fixados pelo Madem, assinalou ainda a fonte do partido liderado por Braima Camará.

A decisão sobre quem terá o apoio do Madem nas presidenciais será tomada pelos 615 membros que compõem a Conselho Nacional (órgão máximo entre congressos), através de um processo de votação secreto.

A reunião está prevista para hoje numa unidade hoteleira de Bissau.

A apreciação dos pedidos de apoio dos três políticos, acontece no dia em que José Mário Vaz viajou para uma visita de caráter privado a Marrocos.

Fonte da presidência guineense não adiantou a data do regresso do chefe de Estado.

MB // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.