Ajuda externa: Governo tem de apresentar mais medidas para concluir 11.ª avaliação

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) -- O Governo ainda vai ter de apresentar medidas para concluir a 11.ª avaliação do programa de resgate, afirmou hoje a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Apesar de este exame regular ter terminado "de forma positiva", como disse o vice-primeiro-ministro no início da conferência de imprensa de hoje, a decisão final estará dependente da apresentação de mais medidas, caso contrário Portugal não recebe a próxima tranche do empréstimo.

Quando interrogada pelos jornalistas sobre se o desembolso da parcela financeira correspondente a esta avaliação está dependente de novas medidas, a ministra das Finanças afirmou que "há um conjunto de medidas que estarão concluídas até ao momento final desta avaliação, que é naturalmente o que dá origem ao desembolso".

Os elementos da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) terminaram hoje a missão em Lisboa, relativa à 11.ª avaliação regular ao programa de resgate, mas este exame só termina quando o Eurogrupo, o Ecofin e o 'board' do Fundo derem a sua aprovação.

ND/SMS // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.