BE critica "opção política" da Câmara de Aveiro de "não pagar" subsídio de férias

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 13 jun (Lusa) - A concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda acusou hoje a Câmara, de maioria PSD/CDS, de tomar a "opção política" de não pagar o subsídio de férias aos trabalhadores, quando nada na Lei a impede.

Em conferência de imprensa, o Bloco de Esquerda criticou a comunicação que alegadamente foi feita por responsáveis camarários aos representantes dos trabalhadores, de que o subsídio de férias não vai ser pago até 20 de junho, e exigiu que o executivo reconsidere.

"Caso isso não aconteça, é um escândalo. A maioria PSD/CDS, em medida de populismo eleitoralista, atribuiu um dia de férias no aniversário de cada trabalhador. Mas quando chega ao momento de pagar o subsídio comporta-se como mera agência de execução do Governo", criticou Nelson Peralta, da concelhia do BE e candidato bloquista à Câmara.

Para Nelson Peralta, não há "nenhum motivo legal, nem real" para o executivo agir assim, tanto mais que "as declarações do presidente Élio Maia e dos vereadores do PSD e CDS dizem que a autarquia está a melhorar as contas" e "a prioridade não pode ser fazer pontes inúteis e obras de campanha".

Apesar da determinação do Governo, "a decisão das autarquias locais em pagar ou não o subsídio de férias em junho é uma decisão própria, que nada tem a ver com a do Governo", sustenta o BE, salientando que a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, a Direção-Geral das Autarquias Locais e também a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo têm pareceres "que dizem claramente que são as autarquias que decidem se pagam ou não" os subsídios de férias em junho.

"Várias autarquias do País e muitas delas até do PSD e CDS vão proceder ao pagamento: algumas porque no início do ano fizeram já essa provisão e outras porque, mal houve a decisão do Tribunal Constitucional, deviam rever os procedimentos para garantir esse pagamento de salários", salientou Nelson Peralta.

"Da parte do BE, dizemos que o subsídio de férias é salário dos trabalhadores e exigimos o seu pagamento", concluiu.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.