Miguel Pinto Luz diz que "não é um veto" de Rui Rio que o fará recuar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisbboa, 30 jul 2019 (Lusa) -- Miguel Pinto Luz, que foi excluído das listas de candidatos a deputados do PSD, afirmou hoje que "não é um veto" que o irá fazer "recuar ou ter dúvidas sobre o futuro", manifestando-se disponível para ajudar na campanha.

A direção do PSD recusou na quinta-feira a primeira indicação da distrital de Lisboa para incluir o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, como candidato a deputado pelo círculo da capital, disseram à Lusa fontes desta estrutura.

Numa declaração escrita enviada hoje à agência Lusa, Miguel Pinto Luz afirma que esteve disponível para servir o país no parlamento através do PSD, confessando que muito o "honrou o convite da distrital de Lisboa para ser o primeiro nome indicado".

"Sei qual deveria ter sido o caminho do PSD, mas por agora apenas sei muito bem qual o meu caminho, e não é um veto que me irá fazer recuar ou ter dúvidas sobre o futuro", vinca o ex-líder da distrital de Lisboa.

Acerca das listas, Miguel Pinto Luz diz que só lhe "ocorre concordar com o princípio proclamado pelo Dr. Rui Rio há uns meses, quando dizia que o PSD não se deve apresentar a eleições perante os portugueses como um 'clube de amigos'".

"Nada mais quero falar neste momento, para além de, mais uma vez, me mostrar disponível para na campanha ajudar o PSD como sempre o fiz", sublinha o vice-presidente da Câmara de Cascais.

Em várias reuniões com a Comissão Política Nacional (CPN), a distrital e o seu líder, o deputado e antigo vice-presidente do PSD Pedro Pinto, reafirmaram que Miguel Pinto Luz "era o primeiro nome" indicado pelo PSD/Lisboa.

No entanto, numa reunião na quinta-feira ao final do dia, a direção referiu que por indicação do presidente do partido, Rui Rio, o ex-líder da distrital de Lisboa Miguel Pinto Luz "não seria uma prioridade", com a distrital a considerar que a sua escolha não estava a ser respeitada.

O Conselho Nacional do PSD reúne-se hoje em Guimarães, Braga, para votar, de braço no ar, as listas de candidatos a deputados, depois de algumas polémicas relacionadas com exclusões e imposições de nomes pela direção.

O PSD já revelou todos os seus 22 cabeças de lista às legislativas de 06 de outubro, dos quais 17 são novos, o que representa uma mudança de 77%, e só sete já eram deputados na anterior legislatura.

HN (SMA) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.