Milhares protestam na Grécia contra encerramento da TV e rádio pública

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 13 jun (Lusa) -- Milhares de pessoas -- 12.000, segundo a polícia, 20.000, segundo as centrais sindicais -- manifestaram-se hoje nas principais cidades da Grécia contra o encerramento pelo Governo da televisão e rádio pública ERT.

Segundo a polícia, em Atenas, perto de 10.000 pessoas responderam ao apelo das duas grandes centrais sindicais do país, GSEE e Adedy, e juntaram-se em protesto em frente da sede da ERT, nos arredores a norte de Atenas.

Em Salónia, também segundo a polícia, a manifestação juntou cerca de 2.000 pessoas junto às instalações da ET3, um dos cinco canais da ERT.

Segundo as centrais sindicais, o número de manifestantes é de 20.000 pessoas em todo o país.

Nas instalações da ERT em Atenas, ocupadas pelos jornalistas que tentam manter a emissão através da internet, Efi Zerva, chefe de redação, manifestou à agência France Presse a sua satisfação com "o apoio dos milhares de pessoas que vieram exigir a reabertura da ERT".

"Fizemos as primeiras páginas dos 'media' internacionais", disse Zerva, sublinhando as numerosas mensagens de apoio de organizações de jornalistas europeus.

O Governo anunciou na terça-feira o "encerramento imediato" da ERT e o sinal da emissora foi suspenso nessa mesma noite.

Segundo o executivo, vai ser criado um novo organismo público de radiotelevisão, "com muito menos funcionários".

O encerramento da ERT, que implica o despedimento dos cerca de 2.700 trabalhadores, suscitou críticas no país e no mundo. As duas grandes centrais sindicais convocaram para hoje uma greve geral e apelaram aos cidadãos que protestem nas ruas.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.