Casa do Douro confiante numa solução dos problemas que agrade a todas as partes

| Norte
Porto Canal / Agências

Peso da Régua, 27 fev (Lusa) - O presidente da Casa do Douro (CD) mostrou-se hoje confiante numa solução para os problemas da instituição que agrade a todas as partes, depois da atitude de inclusão e de diálogo demonstrada pelo Governo.

"Não trazemos nada resolvido, mas viemos com a convicção de que as mentes se abriram e que dessa postura poderão surgir soluções que agradem a todas as partes", afirmou Manuel António Santos à agência Lusa.

A direção da CD reuniu novamente com o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, na quarta-feira, uma semana depois de o governante ter apresentado uma proposta de solução dos problemas da organização duriense que Manuel António Santos classificou como "indecorosa".

Esta associação, sediada no Peso da Régua, é de direito público e de inscrição obrigatória para os viticultores durienses e possui uma dívida total que rondará os 160 milhões de euros, dois quais 30 milhões correspondem a juros de mora.

O secretário de Estado da Agricultura já disse que a solução para a CD passa pela venda de vinho, património e revisão dos estatutos, passando a ser de inscrição voluntária.

Para analisar a situação da CD e encontrar uma solução final, o Governo criou um grupo de trabalho interministerial, dividido em oito subgrupos.

Manuel António Santos não quer entrar em pormenores sobre o documento apresentado pelo Governo e explicou que, esta semana, a instituição entregou a sua própria argumentação.

"Demonstramos porque é que o documento é inaceitável e muitos dos nossos argumentos foram tidos como válidos. Portanto achamos que reentramos no bom caminho, isto é, reentramos nos carris", salientou.

O dirigente referiu ainda que "finalmente" o Governo "teve uma postura de incluir" e de "ouvir" a CD.

Manuel António Santos disse ainda que, nos próximos tempos, decorrerão reuniões regulares entre a instituição e o Ministério da Agricultura, no sentido de se trabalhar numa solução final.

E, se se mantiver "o clima de bom entendimento", o dirigente espera que, no final, se consiga "um acordo que satisfaça e seja honesto para todos".

"Os próximos meses, não muitos, já mostrarão claramente se chegamos ou não a um acordo ", sublinhou.

Para além da dívida, a instituição possui ainda o problema da falta de pagamento de vencimentos.

Dentro da CD trabalham funcionários pagos pelo Estado e outros privados, sendo que alguns destes acumulam 40 meses, cerca de três anos, de salários em atraso.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.