Luís Buchinho e Fátima Lopes apresentam coleções na Semana da Moda de Paris

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 27 fev (Lusa) -- A moda nacional vai estar representada na semana de pronto-a-vestir de Paris com as propostas de Luís Buchinho e Fátima Lopes para o próximo outono/inverno, levando ainda o Portugal Fashion 10 criadores portugueses a dois 'showrooms' na capital francesa.

Na segunda-feira, às 19:30, o criador do Porto Luís Buchinho apresenta os seus coordenados nas instalações do instituto musical IRCAM, estando marcado para o dia seguinte, às 09:30, o desfile de Fátima Lopes, no cabaret Lido.

A semana de moda em Paris -- uma das passerelles incontornáveis do setor -- serve ainda de mote para o Portugal Fashion levar 10 criadores de moda a dois certames, continuando a aposta iniciada em 2013 pelo projeto Estratégia para o Mercado Global, promovida pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade responsável pelo Portugal Fashion.

A partir de hoje e até terça-feira, Luís Buchinho, Pedro Pedro, Diogo Miranda, Anabela Baldaque e TM Collection estarão com as suas coleções no Auriel Showroom, um 'showroom' profissional e de acesso selecionado.

Já os talentos emergentes Carla Pontes, João Melo Costa, Daniela Barros, Teresa Abrunhosa e Susana Bettencourt marcam presença no Capsule Show -- que apresenta um conceito eclético e reúne diferentes aproximações aos consumidores atuais - entre sexta e segunda-feira.

O calendário da semana da moda de Paris deveria incluir ainda o nome de um outro português: Felipe Oliveira Baptista. O desfile do designer de moda, radicado na capital francesa há mais de uma década, chegou a ser anunciado no site oficial do evento para o dia 26 de fevereiro, mas entretanto foi retirado.

Na sexta-feira passada, Felipe Oliveira Baptista anunciou que iria colocar "em pausa, por tempo indeterminado", a sua marca em nome próprio.

Felipe e Séverine Oliveira Baptista criaram a marca Felipe Oliveira Baptista em 2003. Entre 2005 e 2009, o designer de moda apresentou as suas coleções em nome próprio na Semana de Alta-Costura de Paris, passando depois a fazê-lo na Semana de Pronto-a-Vestir. Em 2010, o mais internacional designer de moda português foi nomeado diretor criativo da marca francesa Lacoste.

O designer de moda explicou que, em conjunto com Séverine, decidiu "tirar algum tempo para pensar no futuro e reavaliar a estrutura e existência da marca [Felipe Oliveira Baptista]". Felipe e Séverine asseguraram que esta decisão "é o fim de um capítulo, mas não do livro".

Esta dupla ação do Portugal Fashion em Paris encerra o roteiro com as propostas para o outono/inverno 2014-15, que teve início nas semanas de moda de Londres e Berlim.

"Esta atuação em rede fomentada pelo projeto Estratégia para o Mercado Global, associada a uma série de outras vantagens, nomeadamente financeiras, será particularmente importante para os jovens designers, mais carentes de notoriedade e ferramentas promocionais", considera a organização em antecipação à agência Lusa.

Depois destes roteiros internacionais, o 34.º Portugal Fashion decorre em terreno nacional entre os dias 26 e 29 de março, sob o tema "Organic".

"Perspetivando a moda como um organismo vivo, pulsante e irrepetível, o evento volta a apostar num calendário intercidades, com um primeiro dia em Lisboa, seguido de três jornadas no Porto, como habitualmente no Edifício da Alfândega", acrescenta a organização.

JF/JRS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).