Confederação do Turismo pede à 'troika' menos custos e mais financiamento para sector

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) -- A Confederação do Turismo Português (CTP) apelou hoje perante a 'troika' à resolução das dificuldades que o setor continua a enfrentar, em particular concentradas nos custos de contexto, financiamento das empresas e no peso dos impostos.

Em comunicado na sequência da reunião dos parceiros sociais com representantes da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), a CTP afirmou ser "necessário combater os problemas que ainda se colocam ao setor, nomeadamente, os custos de contexto, o financiamento das empresas e a carga fiscal na restauração e no golfe".

"Quer o mercado interno, quer o espanhol, que desde o início da crise se tinham comportado de forma muito recessiva, durante o ano transato tiveram já uma variação animadora, uma vez que o espanhol apresentou já um tímido crescimento e o mercado interno abrandou consideravelmente a sua descida", disse, no mesmo documento, o presidente da CTP, Francisco Calheiros, que salientou que a tendência deverá manter-se este ano, "se nada de anómalo suceder".

Os parceiros sociais vão propor à 'troika' uma redução da carga fiscal para famílias e empresas, bem como uma moderação salarial, numa reunião que decorre em sede de Concertação Social no âmbito da 11.ª avaliação ao programa de ajustamento.

À entrada para este encontro com representantes do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional, o presidente da Confederação do Comércio e Serviços (CCP), João Vieira Lopes, disse não ter grandes expectativas, pois "normalmente a 'troika' ouve muito e fala pouco".

Por seu lado, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, defende uma "moderação salarial", sublinhando que "há outras prioridades para gerar competitividade" na economia.

Do lado das centrais sindicais, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, rejeitou qualquer mexida salarial, frisando que o país se encontra "numa situação de insustentabilidade económica, social e também demográfica".

TDI (SMS) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.