Coreia do Norte culpa Coreia do Sul por cancelar reunião bilateral

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 13 jun (Lusa) - A Coreia do Norte criticou hoje duramente o Governo de Coreia do Sul, que responsabilizou pelo cancelamento de um encontro de alto nível previsto para quarta-feira.

O regime de Kim Jong-un acusou Seul de, deliberadamente, "criar um obstáculo" à reunião que teria sido o primeiro encontro bilateral de alto nível em seis anos, indicou o Comité norte-coreano para a Reunificação Pacífica da Coreia.

Este organismo norte-coreano argumentou no seu comunicado, citado num despacho da agência estatal de notícias KCNA, que a Coreia do Sul "não tinha a intenção, desde o início, de manter um diálogo e só procurava criar um obstáculo para as conversações, atrasá-las e miná-las".

Ainda assim, acusou Seul de manter um "comportamento provocador, deselegante e imoral" que, considerou, "leva a duvidar sobre se vai poder debater assuntos ou melhorar as relações, incluindo se se abre no futuro o diálogo entre autoridades".

"Não esperamos nada das negociações entre as autoridades do Norte e do Sul", sentenciou.

O encontro de alto nível previsto para esta quarta-feira entre ambas as Coreias foi cancelado na véspera, devido à falta de acordo, na reunião preliminar, entre as partes sobre a patente dos líderes das respetivas delegações.

Seul e Pyongyang, que viveram um pico de tensão em março e abril, pareciam ter iniciado uma fase de entendimento depois de na semana passada terem acordado celebrar o citado encontro bilateral.

A Coreia do Norte e Coreia do Sul permanecem tecnicamente em guerra, desde que a Guerra da Coreia (1950-53), concluída com um armistício que até hoje não foi substituído por um tratado de paz definitivo.

FV // JCS

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.