Moody's preocupada com perspectivas de crescimento de Portugal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) -- A Moody's considera que as perspetivas do crescimento para Portugal ainda são uma preocupação, apesar de o país estar a fazer "muito em termos de reformas estruturais", mas alerta que "a consolidação orçamental tem de continuar por muitos, muitos anos".

Kathrin Muehlbronner, analista da dívida soberana para a zona euro da Moody's, afirmou hoje, numa conferência de imprensa em Lisboa, que "as perspetivas de redução do rácio da dívida e as perspetivas do crescimento são uma preocupação".

"Ainda estamos preocupados -- na zona euro, mas também em Portugal -- com as perspetivas de crescimento. Os rácios da dívida subiram dramaticamente na Irlanda, em Portugal e em Espanha", afirmou a analista, acrescentando que a estabilização dos rácios de dívida prevista para os próximos anos "assenta claramente na perspetiva de um crescimento positivo (ainda que não excessivamente otimista) e de uma consolidação orçamental continuada".

"E temos preocupações em relação às perspetivas da dívida e às perspetivas do crescimento. É uma grande questão", disse.

Kathrin Muehlbronner considera que "Portugal tem feito muito em termos de reformas estruturais", mas adverte que, tal como o Fundo Monetário Internacional (FMI) já disse, "ainda há muito a fazer e a consolidação orçamental tem de continuar por muitos, muitos anos".

O Governo, tal como os credores internacionais, espera um crescimento económico de 0,8% em 2014, ao fim de três anos consecutivos de recessão.

ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.