Jerónimo Martins planeia investir até 700MEuro este ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 fev (Lusa) - O grupo Jerónimo Martins anunciou hoje que o programa de investimento para este ano está estimado "no intervalo entre 600 a 700 milhões de euros".

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo Jerónimo Martins, que hoje apresentou resultados relativos a 2013, adianta que "o programa de investimento para 2014 estima-se no intervalo entre 600 a 700 milhões de euros".

O programa de investimento "continuará a ser uma prioridade na nossa estratégia de crescimento e a Biedronka planeia abrir cerca de 300 lojas e três novos centros de distribuição para suportar o seu crescimento", na Polónia.

O Pingo Doce deverá abrir 10 lojas e "continuará a reorganizar a sua operação logística, completando até final do ano um novo centro de distribuição no norte do país".

A rede de retalho colombiana Ara "estima inaugurar um mínimo de mais 50 lojas, enquanto a Hebe [na Polónia] prevê abrir 50 lojas no ano, começando a formar massa crítica fundamental para a sua rentabilidade", adianta.

As vendas do grupo deverão registar um crescimento, à taxa de câmbio constante, "pelo menos em linha com o registado no ano de 2013".

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) do grupo "é esperado crescer em linha com as vendas, embora perante o risco de deflação alimentar e da competitividade do mercado, não podemos excluir a possibilidade da margem" ficar ligeiramente abaixo da de 2013.

O lucro da Jerónimo Martins subiu 6% no ano passado, face a 2012, para 382 milhões de euros, as vendas cresceram 10,7% para 11,8 mil milhões de euros e o EBITDA avançou 5,1% para 777,1 milhões de euros.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.