Municípios aplaudem simulador da DECO para cálculo do IMI

| País
Porto Canal / Agências

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, aplaudiu hoje a iniciativa da DECO de disponibilizar um simulador 'online' para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

"Queremos que os impostos sejam cobrados com transparência e com equidade. Tudo o que contribuir nesse sentido, registamos como importante e válido para melhorar a vida em comum", referiu Manuel Machado, em Barcelos, à margem de uma reunião do Conselho Diretivo da ANMP.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibilizou um simulador 'online' para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

A DECO disponibilizou um simulador 'online' para calcular o valor correto do IMI e vai solicitar uma audiência ao Governo para abordar as "ineficiências no cálculo" deste imposto.

"O objetivo da DECO é quantificar o montante que o Estado está a arrecadar indevidamente e depois apresentar esses números", informou a associação.

O presidente da ANMP disse registar "com apreço" o facto de haver associações e entidades que se preocupam com a justiça na fiscalidade e lembrou a "complexidade" do processo a avaliação dos imóveis, para sublinhar que "é natural" que ocorram erros.

No caso do IMI, admitiu que tanto poderá haver situações em que os proprietários estejam a pagar mais do que deviam como outras em que "haverá subavaliação".

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).