Operação 'Rota Final': Transdev informa que "está a colaborar com as autoridades"

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jun 2019 (Lusa) -- A operadora de transportes Transdev informou hoje que "está a colaborar com as autoridades" no âmbito da "Rota Final", operação que resultou em buscas da Polícia Judiciária em 18 câmaras do Norte e Centro do país, entre outras entidades.

Em resposta enviada à agência Lusa, a operadora de transportes públicos Trandev apontou que "está disponível" e "a colaborar".

"No âmbito da operação 'Rota Final', a Transdev Portugal informa que está a colaborar com as autoridades, estando disponível para cooperar em todas as diligências necessárias. De momento esta é toda a informação que temos a declarar", lê-se na resposta.

Em causa uma operação da PJ sobre um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.

Hoje foi tornado público que a PJ fez buscas em 18 câmaras do Norte e Centro do país e que a operadora de transportes públicos Transdev também é visada.

De acordo com dados oficiais disponíveis no portal base.gov, desde o início de 2018, a Transdev acumulou mais de dois milhões de euros em 38 contratos por ajuste direto com municípios do Norte e Centro do país.

No último ano, de acordo com o base.gov, o município da Guarda realizou contratos por ajuste direto com a Transdev de quase meio milhão de euros e Lamego de quase 100 mil euros.

Além do transporte escolar e de em alguns municípios assegurar os transportes públicos urbanos, a Transdev, que tem cerca de 1.900 colaboradores, detém 11 empresas e participações na Internorte, Intercentro, Rede Nacional de Expressos, Renex e Rodoviária do Tejo, segundo informação disponível no seu 'site'.

De acordo com fonte policial, no âmbito das buscas, até ao final da manhã não existia "nenhum detido".

As 18 câmaras municipais alvo de buscas foram as de Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca.

JGJ/PFT (FM/SPYC/CCM) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.