Líder parlamentar do PCP volta a encabeçar lista da CDU por Évora nas legislativas

| Política
Porto Canal com Lusa

Évora, 12 jun 2019 (Lusa) - O atual líder parlamentar do PCP, João Oliveira, vai voltar a encabeçar a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Évora nas eleições legislativas de 06 de outubro, anunciou hoje a coligação liderada pelos comunistas.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Coligação Democrática Unitária (CDU) indicou que a apresentação do cabeça de lista por Évora realiza-se, na quinta-feira, às 18:30, numa unidade hoteleira da cidade alentejana.

A sessão vai contar com "a participação e intervenções de João Oliveira, primeiro candidato da CDU às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Évora, e de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP", pode ler-se no comunicado.

Formado em Direito, João Oliveira, de 39 anos, ingressou na Assembleia da República como assessor do grupo parlamentar do PCP e, em 2007, depois de ter sido, dois anos antes, segundo na lista da CDU por Évora, assumiu o lugar de deputado após a renúncia de Abílio Fernandes.

Nas legislativas de 2009, 2011 e de 2015, foi o cabeça de lista da CDU pelo círculo de Évora, tendo sido eleito deputado nas três eleições.

Em 2013, João Oliveira passou a presidir à bancada parlamentar do PCP, em substituição de Bernardino Soares, que foi eleito presidente da Câmara de Loures nas autárquicas desse ano.

É o segundo cabeça de lista pelo círculo de Évora anunciado até hoje às próximas eleições legislativas, após o CDS-PP ter divulgado a escolha do empresário Paulo Pessoa de Carvalho.

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.