Demolição das Torres do Bairro do Aleixo no Porto já começou

| Norte
Porto Canal com Lusa

O processo de demolição "por desmontagem" de três das cinco torres que constituíam o Bairro do Aleixo, no Porto, já começou estando o fim dos trabalhos previsto para o final do ano.

Atualizado 15-06-2019 11:50

A informação foi confirmada pela FundBox, a entidade gestora do Inversurb, o Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado criado em 2010 para gerir o projeto do Bairro do Aleixo, no Porto, que avançou ainda que o processo de desmontagem se iniciou na manhã de quinta-feira na torre 1, depois de finalizado o processo de retirada do amianto presente nos edifícios.

"Foi preciso aguardar que fosse feita a remoção de todo o amianto da cobertura das torres que obedece a um processo especial e, portanto, isso foi um bocadinho mais demorado. A máquina [da desmontagem] entretanto foi montada durante a semana no local e agora está a trabalhar", afirmou.

Em declarações à Lusa, Manuel Monteiro de Andrade, administrador-delegado da Fundbox explicou que esta demolição por desmontagem "é um processo que começa com uma máquina bastante potente e poderosa que consegue chegar à cobertura das torres e que faz a demolição até uma certa altura".

D altura para baixo, continua o administrador, "entram outras máquinas, mais convencionais, que podem prosseguir com os trabalhos".

"Depois há todo um trabalho de separação dos resíduos da demolição e da sua valorização, ou seja, os betões irão ser todos transformados em brita para ser integrados em processos construtivos, o ferro é todo separado e levado à siderurgia, as madeiras são levadas para serem transformadas em aparadas ou para serem reutilizadas para lenhas ou "pellets", concluiu.

À Lusa, Manuel Monteiro de Andrade sublinhou que o processo está a ser acompanhado, desde o primeiro momento pela Quercus, que no início de maio, tinha defendido, numa carta enviada à autarquia, estar disponível para apoiar um trabalho demolição seletiva, com o reaproveitamento e valorização dos materiais existentes nas torres.

Ainda segundo aquele responsável, a desmontagem nas torres 2 e 3, será feita progressivamente há medida que vão avançando os trabalhos na torre 1, mantendo, se não surgir nenhum constrangimento adicional, o prazo de seis para a conclusão dos trabalhos.

Com a demolição da Torre 5 em 2011 e da Torre 4, em 2013, no último mandato de Rui Rio, restavam apenas três das cinco torres que constituíam atualmente o Bairro do Aleixo, no Porto.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.