Amnistia pede à Austrália fim dos centros de detenção para requerentes de asilo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 25 fev (Lusa) -- A Amnistia Internacional (AI) pediu hoje à Austrália para encerrar os centros de detenção para imigrantes que reclamam asilo que o país oceânico tem na Papua Nova Guiné e Nauru.

"A Austrália deve acabar com a sua política ilegal de tramitação de emigrantes fora do seu território, em vez de passar as suas responsabilidades em relação aos direitos humanos para países mal equipados, incluindo o Camboja", disse Claire Mallinson, diretora da AI Austrália em comunicado.

As declarações de Mallinson surgem depois da publicação de um relatório que refere diversos incidentes ocorridos em 2013 e que estão vinculados à questão dos direitos humanos na Austrália.

O documento está a ser divulgado depois de incidentes registados na semana passada no centro de detenção da Papua Nova Guiné, em que morreu um imigrante, e de um aborto, conhecido na segunda-feira, de uma das detidas no centro de Nauru.

A AI exigiu à Austrália, que este ano tem um lugar de membro não permanente no Conselho de Segurança da ONU e vai presidir ao G20, o dever de emendar os erros para restaurar a sua reputação no que se refere à defesa dos direitos humanos.

"A crise humanitária na Síria fez com que dois milhões de pessoas fugissem do país em 2013. A Austrália está bem equipada para fornecer pelo menos 7.500 lugares para acolher refugiados sírios, para além da sua quota humanitária atual (para receber refugiados)", disse Mallinson.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.