Defesa confirma visto do TdC a 35 meios aéreos e aguarda respostas dos tribunais

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jun 2019 (Lusa) -- O ministro da Defesa confirmou hoje que o Tribunal de Contas deu na quinta-feira visto a nove contratos relativos a 35 meios aéreos de combate a incêndios e aguarda o levantamento do efeito suspensivo de cinco providências cautelares.

"Temos os nove contratos visados pelo Tribunal de Contas. O Tribunal de Contas deu o visto rapidamente e isso é indicativo do bom trabalho da Força Aérea, nem teve que colocar questões suplementares ou pedidos de esclarecimento", afirmou João Gomes Cravinho, em declarações à Lusa, no parlamento.

"Agora temos uma situação, e acontece todos os anos, em que empresas que perdem os concursos recorrem no contexto daquilo que lhes é permitido pelo código dos contratos públicos", disse.

De um total de dez lotes [concursos já visados pelo Tribunal de Contas] há cinco com providências cautelares "parados nos tribunais", disse.

No caso do contrato cuja providência cautelar foi interposta junto do Tribunal de Loulé, "já foi ultrapassado o prazo" para que aquele tribunal se pronunciasse sobre o pedido da Força Aérea para o levantamento dos efeitos suspensivos.

O ministro da Defesa adiantou que a Força Aérea já pediu "em todos esses casos" que o tribunal levantasse os efeitos suspensivos para começar a executar os contratos, frisando que "demora tipicamente muitos meses para que o tribunal se pronuncie sobre a substância".

João Gomes Cravinho adiantou que se reunirá esta tarde com o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Nunes Borrego, visando fazer o ponto da situação e "identificar como proceder em relação àqueles que estão parados por causa dos tribunais".

"Tem de haver mecanismos legais. O Estado não pode correr o risco de não corresponder às suas necessidades soberanas, é só encontrar a forma apropriada", declarou.

"A situação que nós estamos é que apesar de ter os contratos com visto positivo do Tribunal de Contas, se for necessário e as circunstâncias o justificarem, se a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e se o Ministério da Administração Interna considerarem que há uma necessidade de urgência vamos ter de continuar a recorrer a ajustes diretos se os tribunas não levantarem os efeitos suspensivos, o que é demonstrativo da disfuncionalidade do sistema com que operamos e da necessidade de evoluirmos para outro paradigma", defendeu.

De acordo com dados oficiais a que a Lusa teve acesso, a Força Aérea já ativou 18 dos meios aéreos que não têm ações judiciais a decorrer.

Dos 35 meios aéreos cujos contratos foram visados quinta-feira pelo TdC, 17 aeronaves têm ações judiciais no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa.

A Diretiva Operacional Nacional, que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, prevê para o mês de junho a operação de 60 meios aéreos, incluindo um helicóptero da Força Aérea que será ativado em caso de necessidade para coordenação aérea.

SF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.