Pelo menos 30 mortos em bombardeamentos aéreos contra talibãs no Paquistão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Miranshah, Paquistão, 25 fev (Lusa) -- Aviões e helicópteros de combate do exército paquistanês bombardearam hoje posições de rebeldes talibãs nas zonas tribais do noroeste do Paquistão, causando a morte de pelo menos 30 pessoas, afirmaram responsáveis militares.

"Pelo menos 30 pessoas foram mortas e vários acampamentos destruídos. O número de vítimas pode ainda aumentar ", disse à AFP um responsável sénior de segurança em Miranshah, a principal cidade do Waziristão do Norte, o epicentro do movimento 'jihadista' na região.

Outra fonte da segurança confirmou o balanço, que no entanto não foi possível confirmar por fontes independentes.

Esta é a quarta vez que o exército paquistanês bombardeia redutos dos talibãs nas áreas tribais do Waziristão, perto da fronteira afegã, desde 20 de fevereiro, data em que as negociações de paz entre os rebeldes e Islamabad foram suspensas.

O Governo do Paquistão suspendeu as conversações formais de paz iniciadas há semanas com o TTP, o principal grupo talibã do país, devido à persistência de ações armadas rebeldes, segundo a imprensa local.

O exército paquistanês atingiu posições rebeldes em retaliação à execução de 23 soldados pelos talibãs, enquanto decorriam as negociações de paz.

Pelo menos 98 talibãs foram mortos na semana passada no Paquistão por bombardeamentos da aviação nas áreas tribais do noroeste do país.

Esta zona é repetidamente alvo de ataques por drones norte-americanos durante a última década. Contudo, desde dezembro não é conhecido nenhum ataque de drones pelos Estados Unidos.

FV (JCS)// FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.