Granadas e tiros contra manifestantes em Banguecoque causam três feridos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 25 fev (Lusa) - Pelo menos três pessoas ficaram feridas numa ação de um grupo não identificado contra o acampamento de manifestantes antigovernamentais nas imediações do parque Lumpini em Banguecoque, onde foram utilizadas granadas e armas de fogo, revelou hoje a imprensa local.

Informações oficiais salientam que cerca de 20 granadas foram lançadas durante a madrugada de hoje, seguidas de disparos com balas reais, salienta o diário Bangkok Post.

Um porta-voz da polícia de Lumpini disse àquele jornal que três guardas dos manifestantes sofreram ferimentos ligeiros durante os confrontos, que duraram mais de duas horas.

O número de mortos desde que começaram os protestos antigovernamentais na Tailândia ascende a 22, além de contabilizar ainda 750 pessoas feridas, algumas com gravidade.

No domingo, três personas, incluindo dois menores, morreram na sequência da explosão de uma granada lançada contra o acampamento que os manifestantes levantaram no cruzamento de Ratchaprasong.

Os manifestantes exigem a queda do Governo para criar um conselho popular não eleito que trabalhe numa reforma do sistema político, que consideram corrupto e ao serviço dos interesses do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, irmão de Yingluck Shinawatra, a atual chefe do Governo.

A Tailândia vive uma grave crise desde o golpe militar que depôs Thaksin em setembro de 2006. Desde então, os seus opositores e apoiantes recorrem a mobilizações populares para derrubar os governos.

FV // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.