Alberto Costa assume presidência da Câmara de Santo Tirso e novos pelouros

Alberto Costa assume presidência da Câmara de Santo Tirso e novos pelouros
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, assumiu as pastas da Inovação e Regeneração Urbana, no âmbito do novo executivo que conta agora com Nuno Linhares como vereador, foi hoje anunciado após reunião camarária extraordinária.

Alberto Costa assumiu a presidência da autarquia após Joaquim Couto, arguido da Operação "Teia", ter renunciado no domingo ao cargo na Câmara, bem como a todos os cargos públicos e políticos, na sequência de ter sido detido a 29 de maio.

Com a saída de Joaquim Couto, Nuno Linhares, sétimo da lista do PS nas eleições autárquicas de 2017, entrou hoje para o executivo, assumindo os pelouros da Mobilidade e Gestão da Via Pública, Polícia Municipal, Emprego e Formação Profissional, Contratação Pública e Recursos Humanos.

Na nota de imprensa da autarquia lê-se também que Alberto Costa "continuará a liderar o Invest Santo Tirso, acumulando o pelouro da Inovação, Dinamização Económica e Internacionalização com a Governação Local e Cidadania (gabinete prioritário de atendimento aos presidentes de junta), a Regeneração Urbana e as Obras Municipais".

Com a subida de Alberto Costa, Ana Maria Ferreira assume a vice-presidência, mantendo as pastas do Ambiente, Desporto e Contabilidade.

José Pedro Machado mantém-se como vereador adjunto, acumulando os pelouros da Coesão Social e Saúde, Proteção Civil, Floresta e Bombeiros, Proteção Animal e Serviços Urbanos.

Tiago Araújo é o vereador com os pelouros da Cultura, Turismo, Juventude e Relações Internacionais, enquanto Sílvia Tavares lidera as áreas da Educação e Formação e da Modernização Administrativa e dos Sistemas de Informação, refere ainda a comunicação.

O novo presidente defendeu que "as prioridades políticas estão definidas" pelo que "não faria, portanto, sentido estar a mudar radicalmente, a meio do mandato, aquilo que tão bons resultados tem dado em matéria de rigor nas contas, atração de investimento, requalificação dos espaços públicos e da rede viária municipal, combate às alterações climáticas, aposta na Educação e na Cultura ou de proximidade com as Juntas de Freguesia e com o tecido institucional do município".

Citado pelo documento, Alberto Costa mostrou-se "aberto ao diálogo" e "disponível para o combate político numa lógica construtiva", fazendo votos para que "também a oposição saiba estar à altura do momento e das responsabilidades políticas e que consiga colocar os interesses da população de Santo Tirso acima de quaisquer outros".

Além de Joaquim Couto, foram também detidos no âmbito da operação "Teia" a sua mulher, a empresária Manuela Couto, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o ex-presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Laranja Pontes.

O ex-presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, vai esperar julgamento em liberdade com uma caução de 40 mil euros, enquanto a empresária Manuela Couto e o autarca de Barcelos Miguel Costa Gomes ficaram em prisão domiciliária.

Laranja Pontes, ex-presidente do IPO/Porto, que saiu em liberdade a troco de uma caução de 20 mil euros.

A operação "Teia" centra-se nas autarquias de Santo Tirso e Barcelos, bem como no IPO/Porto e nas empresas de Manuela Couto. Investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio, traduzidas na "viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto", segundo comunicado da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, o órgão de polícia criminal que apoia o Ministério Público neste caso.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.