GNR agrupou 163 postos para evitar encerramentos

| País
Porto Canal / Agências

Bragança, 24 fev (Lusa) -- A Guarda Nacional Republicana (GNR) reorganizou 163 postos em 72 agrupamentos por todo o país para evitar o encerramento de serviços de proximidade devido à falta de efetivos, indicou hoje o comandante operacional nacional, Mourato Caldeira.

A reorganização já está em curso "há alguns anos", irá prosseguir onde for adequada e "é um modo de operar que a Guarda entendeu por bem implementar para evitar justamente o fecho de postos", de acordo com o responsável.

O comandante do Comando Operacional da GNR falava, em Bragança, à margem do Dia da Unidade local daquela força de segurança, que assinalou hoje 101 anos.

Na região de Bragança estão concretizados dois agrupamentos, os de Morais/Izeda, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Bragança, e Rebordelo/Torre D. Chama, nos concelhos de Vinhais e Mirandela.

Com esta agregação, em cada agrupamento estão disponíveis 26 elementos para responderem às necessidades das populações, de acordo com o comandante distrital da GNR de Bragança, Sá Pires.

Um posto "necessita de 18 elementos para funcionar plenamente com todas as valências", como explicou o comandante operacional nacional, mas a GNR "não tem efetivos para garantir" esse número em todos os postos.

"Só temos duas alternativas: ou fechamos postos e concentramos o pessoal noutros que depois garantam essa zona onde fechou o posto, ou então nós concentramos os homens para determinado efeito e para determinadas valências, mas mantemos durante o dia ou durante um 'X' número de horas esses postos abertos apenas para atendimento", continuou.

Com o agrupamento, mantém-se o contacto mais próximo e as pessoas não têm de deslocar-se até à sede do "posto-mãe".

O comandante operacional da GNR vincou que "a vantagem de não encerrar os postos é não criar um sentimento de insegurança às pessoas".

"À falta de outras coisas que têm fechado, nomeadamente no Interior, se fechamos também um posto, nós estamos a criar mais insegurança, pelo menos o sentimento de insegurança aumenta certamente", considerou.

O número de novos efetivos não é suficiente para colmatar as saídas, segundo ainda o comandante operacional.

Atualmente estão em formação 400 novos guardas, um número que "é pouco", quando comparado com "o número de homens e mulheres que têm saído nos últimos anos".

"Se nós virmos aquilo que é o dispositivo da Guarda e as falhas que temos nesse dispositivo, como é evidente 400 não vão colmatar só os que saíram o ano passado", afirmou.

Segundo disse, nos "últimos anos têm saído sempre à volta de 900 a 1.000 pessoas" e "o normal eram alistamentos de cerca de 1.000 e agora não tem sido possível".

A crise nacional tem ditado a contenção no recrutamento e as dificuldades do país refletem-se também na vida profissional e pessoal dos militares da Guarda, como fizeram questão de lembrar os superiores hierárquicos nestas comemorações em Bragança.

HFI // JAP

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).