Avião "com problemas elétricos" desviado do Porto para Lisboa

Avião "com problemas elétricos" desviado do Porto para Lisboa
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Aeroporto Sá Carneiro (Porto) accionou este domingo um "alerta de nível 1" para uma "aeronave com problemas elétricos, como havia o Porto Canal avançado durante a manhã, que pediu aterragem e que foi desviado para o Aeroporto de Lisboa por causa da nebulosidade, disseram fontes oficiais.

Atualizado 02-06-2019 12:18

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto explicou à Lusa que o Aeroporto Sá Carneiro acionou hoje pelas 07:59 um "alerta nível 1 para uma aeronave com problemas elétricos" e que "pediu aterragem" na pista.

Ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia disse que os meios haviam sido acionados mas que o avião tinha seguido para Lisboa. O Porto Canal apurou também que o aparelho teve que despejar combustível no oceano, ao largo de Ovar.

O avião acabou depois por ser desviado para ir aterrar no aeroporto de Lisboa por causa do "nevoeiro registado no Aeroporto Sá Carneiro", acresentou a mesma fonte.

Os meios mobilizados e "postos em prontidão foram "30 bombeiros de 11 corporações, com 11 veículos", disse o CDOS do Porto, referindo que os mesmos meios foram "desmobilizados pelas 08:44".

Em declarações à Lusa um funcionário da ANA -- Aeroportos disse que "até pelo menos às 13:00 de hoje vai haver condicionamentos na aviação no Aeroporto Sá Carneiro devido ao nevoeiro" e que, devido às "alterações climatéricas, um voo da Easyjet, que devia ter aterrado pelas 08:30 no Sá Carneiro, foi desviado para o aeroporto em Santiago de Compostela", no Norte de Espanha.

O "nevoeiro está a afetar os voos desde as 06:00 de hoje", avisou a mesma fonte, acrescentando que há "vários voos com atrasos".

A Lusa contactou a companhia área TAP Air Portugal para tentar saber se algum voo da companhia aérea portuguesa havia sido desviado, mas não foi possível obter informações até às 12:00.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.