Preços mantêm-se estáveis em Janeiro na zona euro - Eurostat

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 fev (Lusa) - A taxa de inflação anual da zona euro manteve-se nos 0,8% em janeiro, tal como em dezembro de 2013, e recuou ligeiramente, para os 0,9% ao nível da União Europeia, revela hoje o Eurostat.

Portugal foi um dos quatro países europeus onde os preços caíram, embora ligeiramente, com uma taxa de inflação em janeiro de 0,1%, quando a verificada em dezembro do ano passado fora de 0,2%.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas comunitário, os preços mantiveram-se estáveis no conjunto dos países da moeda única, com uma taxa de inflação anual de 0,8%, tal como em dezembro, embora há duas semanas a estimativa rápida divulgada apontasse para uma pequena descida (para 0,7%).

Entre os 28 países da União Europeia, a taxa de inflação anual foi de 0,9% em janeiro, um ligeiro recuo face a dezembro (1%).

Há um ano, a taxa de inflação anual atingia os 2% ao nível dos países do euro e os 2,1% na União Europeia.

Chipre (-1,6%), Grécia (-1,4%) e Bulgária (-1,3%) continuaram a ser os países europeus com taxas de inflação anual mais baixas, enquanto as mais elevadas verificaram-se no Reino Unido e na Finlândia (1,9% cada).

Face a dezembro de 2013, o Eurostat refere que a taxa de inflação anual caiu em dezassete Estados-membros, manteve-se estável em sete e aumentou em quatro.

ATF//CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.