Ministro das Finanças diz que negociações sobre SIRESP são "urgentes"

| País
Porto Canal com Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, classificou as negociações em curso sobre o SIRESP como "urgentes", tendo como objetivo que o Estado passe a "deter todas as participações na empresa".

Atualizado 25-05-2019 11:15

"São urgentes, e por isso estão a decorrer. São negociações, e por isso não se comentam à frente de microfones", disse Mário Centeno em declarações aos jornalistas, à saída da conferência "Portugal: Daqui para onde?", que decorre hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O responsável pela pasta das Finanças acrescentou que as negociações têm "um objetivo, que é garantir a permanência da segurança que o SIRESP traz ao sistema nacional de proteção civil".

Um outro objetivo do Governo nas negociações é também "garantir (...) que o Estado possa passar a deter todas as participações na empresa", como já tinha sido adiantado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Na quarta-feira, o presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, garantiu que a segurança na rede do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) não será posta em causa, apesar da negociação que ainda decorre com o Governo.

"No que depende da Altice Portugal com certeza que tudo faremos para garantir, também no âmbito da nossa prestação de serviços à SIRESP, todas as condições de segurança que são possíveis nesta rede, que aliás sempre esteve à altura das expectativas que estavam criadas", afirmou.

O Governo "tem prosseguido negociações regulares com os acionistas privados" do SIRESP, sendo que, no dia 15 de maio, o ministro da Administração Interna manifestou confiança de que seja encontrada uma "solução nos próximos dias" para essas negociações.

A informação chegou depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter afirmado em plenário da Assembleia da República que o objeto da negociação que está em curso poderá passar pela aquisição da posição acionista por parte do Estado no SIRESP.

A SIRESP é detida em 52,1% pela PT Móveis (Altice Portugal), 33% pela Parvalorem (Estado) e 14,9% pela Motorola Solutions.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.