"Quem não deve, não teme", diz PS sobre comissão de inquérito à compra de submarinos e blindados

| Política
Porto Canal / Agências

O líder da bancada parlamentar do PS considerou hoje que "quem não deve, não teme", apelando ao PSD e ao CDS-PP para que viabilizem a comissão de inquérito parlamentar proposta pelos socialistas sobre a compra de submarinos e blindados.

Alberto Martins anunciou hoje, no Porto, que a bancada socialista vai avançar com um pedido de constituição de comissão de inquérito parlamentar ao processo de aquisição de submarinos e de viaturas blindadas pelo Estado Português, tendo o ministro do Ambiente, Moreira da Silva, recusado já comentar esta intenção do PS por não querer "dar tempo de antena" aos socialistas no Congresso do PSD.

"Como diz o povo português: quem não deve, não teme e nós temos necessidade de aprofundar esta questão e averiguar a realidade dos factos. A transparência é um valor fundamental da democracia. Não há tempo para a busca da transparência. A todo o tempo nós temos essa responsabilidade em nome da credibilidade das instituições", disse Alberto Martins, em resposta.

O líder da bancada parlamentar do PS deixou ainda um "apelo a todos os partidos políticos com representação na Assembleia da República, designadamente ao PSD e ao CDS, que possam dar o seu contributo favorável à constituição desta comissão de inquérito".

Questionado sobre o 'timing' desta comissão, Alberto Martins justificou que "foi concluída há uma semana uma decisão judicial sobre um ponto parcelar destas dúvidas relativas às contrapartidas, a eventualidade de um crime de burla e falsificação de documentos".

"Pensamos que é o tempo próprio para aprofundarmos uma matéria que o povo português tem vindo a assistir com regularidade em termos informativos, no espaço público, e que merece ser esclarecida. A questão é muito importante, os valores envolvidos são de grande montante e de grande relevo", disse.

Caso o apelo "veemente" do PS para que os partidos deem o seu acordo a esta iniciativa não seja atendido, os socialistas têm "os meios ao seu dispor para acionar os mecanismos para a realização desta comissão de inquérito", explicando o dirigente que poderá passar pelo "agendamento potestativo".

Esta comissão de inquérito parlamentar visa "proceder à aferição dos factos atinentes ao contrato, fornecimento e contrapartidas que tem a ver com o programa relativo à aquisição de submarinos e de viaturas blindadas de rodas 8x8".

Com esta comissão, o PS quer "responder a um clamor, a uma ideia muito difundida na sociedade portuguesa de uma situação negocial que tem uma margem de ambiguidade, de obscuridade, de insinuação e de desprezo pelos interesses e salvaguarda dos interesses do Estado português".

"Nós consideramos que Portugal precisa de ser esclarecido. Não pode haver um levantar sucessivo e contínuo de dúvidas de questões que se levantam e mergulham", enfatizou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.