Info

Número de desempregados inscritos no IEFP cai 14,6% em abril

Número de desempregados inscritos no IEFP cai 14,6% em abril
| Economia
Porto Canal com Lusa

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego foi em abril de 321.240, uma descida homóloga de 14,6% e um recuo de 3,8% face a março, divulgou esta terça-feira o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Em abril havia menos 54,8 mil pessoas sem trabalho do que no mesmo mês de 2018.

De acordo com a série longa do IEFP, o número de desempregados inscritos alcançou o nível mais baixo desde setembro de 2001, altura em estava nas 317,6 mil pessoas.

O número de jovens desempregados ficou nos 32,8 mil, com uma redução homóloga de 16,1% (menos 6,3 mil) e com uma diminuição em cadeia de 6,8% face ao mês anterior (menos 2,4 mil).

Já o número de desempregados de longa duração inscritos nos serviços de emprego desceu para 141,5 mil, com um decréscimo homólogo de 22,5% (menos 41,2 mil) e uma redução de 2,3% em cadeia (menos 3,3 mil).

A redução homóloga do desemprego registado foi transversal a todas as categorias, com destaque para os jovens (com uma queda de 16,1%) e adultos (com uma descida de 14,4%), desempregados de curta duração (menos 7%) e de longa duração (menos 22,5%), pessoas à procura do primeiro (menos 20,4%) e de novo emprego (menos 13,9%) em todos os níveis de qualificação e para ambos os sexos.

A redução foi também transversal a todas as regiões do país, com os decréscimos de 16,1% em Lisboa (menos 18,1 mil) e de 16% no Norte (menos 25,3 mil).

De acordo com os dados do IEFP, o desemprego diminuiu em todos os setores de atividade com exceção de ligeiros acréscimos nas indústrias extrativas (com mais 58 pessoas) e na fabricação de produtos informáticos, elétricos, máquinas e equipamentos (com mais quatro pessoas), com a maior redução homóloga a ocorrer mais uma vez na construção (com menos 26%, correspondente a uma redução de 7,5 mil pessoas).

+ notícias: Economia

"O terminar do BPA foi talvez o primeiro passo para o desmoronamento da banca nacional"

O Banco Português do Atlântico faria este ano 100 anos de existência. Os ex trabalhadores juntaram-se para relembrar o ultimo grande baluarte de uma instituação com sede no Porto. Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, afirma que "o terminar do BPA foi talvez o primeiro passo para o desmoronamento da banca nacional".

Trabalhadores dos impostos em greve no dia 27 pela negociação das carreiras

Os trabalhadores dos impostos cumprem no dia 27 uma nova greve em protesto pela revisão das carreiras, desta vez convocada pela Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT) e cujo pré-aviso foi divulgado este sábado.

Isenção automática de IMI chegou este ano a 1,17 milhões de pessoas

A isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que é atribuída a pessoas com rendimentos e património imobiliário de baixo valor chegou este ano a 1,17 milhões de contribuintes.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.