Empresa de calçado profissional Lavoro alarga atividade ao vestuário de proteção

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 11 mai 2019 (Lusa) - A empresa portuguesa de calçado profissional Lavoro, de Guimarães, vai alargar a atividade à produção/representação de vestuário de proteção, prevendo lançar a nova gama de produtos dentro de um ano, disse à Lusa o presidente.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ICC -- Indústria de Comércio de Calçado, que detém a Lavoro, explicou que o objetivo é aproveitar "a notoriedade" da marca para "acrescentar valor à atividade" e complementar a atual oferta de calçado profissional da empresa com equipamentos de proteção individual para algumas profissões específicas.

Neste sentido, a Lavoro estabeleceu uma parceria com a Universidade do Minho no âmbito da qual está a decorrer em todo o país, ao longo de seis meses, um estudo antropométrico dos bombeiros portugueses que passa por digitalizações de corpo inteiro a partir das quais se tirarão medidas e encontrarão padrões médios para o fabrico do vestuário de proteção, explicou Teófilo Leite.

Esta parceria foi apresentada durante o Segurex 2019 - Salão Internacional de Segurança e Proteção, que decorre de quarta-feira até hoje na FIL, em Lisboa.

Designado 'Size FF - Estudo Antropométrico de Bombeiros' e dinamizado pelo professor Miguel Carvalho, o trabalho implica a digitalização a três dimensões do corpo, mãos e pés e visa "melhorar a proteção, a funcionalidade e o conforto do vestuário e acessórios de proteção individual dos bombeiros", referiu.

O estudo faz parte do projeto norte-americano "NC170: Tecnologias de Proteção Pessoal para Riscos Ocupacionais e Ambientais Atuais e Emergentes", que está a ser implementado por 12 universidades dos EUA.

"Estamos numa fase de estudo e desenvolvimento dos produtos. Este estudo antropométrico é a primeira fase, que vai decorrer durante seis meses, e daí resultarão os produtos finais. Diria que vamos chegar ao mercado no espaço de 12 meses", avançou o empresário.

"Numa primeira fase", disse, será desenvolvido vestuário de proteção para bombeiros, "mas aproveitando este estudo, que no fim de contas representa a população portuguesa, poderá ocorrer também o desenvolvimento de vestuário profissional para outras atividades".

Sem querer ainda arriscar o peso que esta nova área de negócio poderá vir a representar na faturação da ICC, Teófilo Leite refere apenas que "o calçado representa um terço do negócio dos equipamentos de proteção individual, o outro terço é a proteção das mãos e o outro terço é vestuário, pelo que este novo segmento poderá corresponder a um aumento significativo da atividade comercial" da empresa.

A Lavoro desenvolveu já para os bombeiros a bota Fénix, indicada para "minimizar os riscos associados ao combate aos fogos florestais e mitigar os casos em que os bombeiros colocam em risco a sua integridade física por utilização de calçado profissional inadequado".

A Fénix foi o culminar de vários ensaios realizados pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), associado à Universidade de Coimbra, e está a ser utilizada pelos bombeiros portugueses na sequência de uma parceria com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP).

Adicionalmente, a Lavoro desenvolveu um modelo de botas de combate -- a 'Combat Boot' -- que recebeu a certificação 'Army Tested' por parte do Exército português e que está já a ser utilizada por diversos contingentes militares portugueses no estrangeiro.

Conforme explicou à Lusa Teófilo Leite, estas botas foram concebidas no âmbito de um consórcio que a Lavoro integra com o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) para o desenvolvimento de novos sistemas de combate do soldado e implicou também um estudo antropométrico realizado pelo centro tecnológico da Lavoro -- o SPODOS - Foot Science Center - aos pés de 230 militares portugueses.

De capital exclusivamente português, a ICC reclama a liderança nacional na produção de calçado profissional, empregando 220 trabalhadores em Guimarães, de onde exporta 80% da produção para um milhar de clientes de mais de meia centena de mercados sob as marcas Lavoro, No Risk, Portcal e Go Safe. O objetivo da empresa é atingir os cerca de 20 milhões de euros de faturação até 2020.

PD // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.