Parque da Inovação de Aveiro vai avançar já do lado de Ílhavo

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 fev (Lusa) - A sociedade do Parque de Ciência e Inovação (PCI), criada entre a Universidade de Aveiro, autarquias e empresas da região, decidiu em assembleia avançar "de imediato" com a primeira fase do projeto, anunciou hoje fonte da empresa.

De acordo com a nota de imprensa alusiva à assembleia geral realizada dias 18, a primeira fase do projeto irá "decorrer de imediato, no valor aproximado de 26,5 milhões de euros", sendo dada prioridade à criação das condições para instalação e infraestruturação do Parque no Município de Ílhavo (prioridade A), no valor de 19,7 milhões de euros.

"O contrato de financiamento do Parque de Ciência e Inovação com o Programa Operacional Regional do Centro, cuja assinatura ocorreu em 11 dezembro de 2013, assume a elegibilidade do investimento da primeira fase, e viabilizou, para já, o cofinanciamento da Prioridade A com um valor de FEDER de 15,8 milhões de euros (financiamento a fundo perdido)", refere o texto.

A decisão judicial proferida a 20 de dezembro de 2013, sobre uma providência cautelar intentada sobre a PCI, refere a nota de imprensa, "reconhece o interesse público e a relevância da localização do Parque num espaço contíguo ao Campus Universitário de Aveiro, decorrendo dela a possibilidade de aquisição de 117 das 120 parcelas".

A PCI esclarece que, "nesse contexto, iniciou-se a aquisição dos terrenos, procedeu-se à adjudicação das empreitadas (cujo processo administrativo está a cumprir os seus últimos trâmites) referentes à construção de infraestruturas em Ílhavo, do Edifício Central (Incubadora, Design Factory e espaços comuns) e dos dois edifícios de Laboratórios de Uso Comum (LUC) para as áreas das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e Materiais e Agroindustrial".

O início das obras está previsto para abril de 2014, tendo sido já lançados os necessários concursos para a fiscalização das obras, tanto mais que "dos terrenos necessários à instalação da Prioridade A da primeira fase do Parque, cerca de um terço já tem escrituras realizadas, prevendo-se a sua conclusão até ao final de março de 2014".

Segundo a PCI, "a sustentabilidade financeira dessa componente do investimento está devidamente garantida pelos capitais próprios da empresa e pelos contratos de financiamento com os Bancos acionistas (CGD e BES)".

Quanto à via de acesso ao parque, que toma a designação de "Creative Science Park-Aveiro Region", é da responsabilidade do Município de Ílhavo, encontra-se adjudicada a respetiva empreitada, que deverá ter início em março de 2014.

Ainda da primeira fase do projeto faz parte a "prioridade B", no valor de 6,7 milhões de euros, correspondente à intervenção no Município de Aveiro, cujo processo de licenciamento ainda está a decorrer, e à conclusão das infraestruturas em Ílhavo.

Por decisão da assembleia geral, a segunda fase, que incidirá nos terrenos mais a sul da área total do PCI e envolverá um investimento estimado de 2,4 milhões de euros, "apenas ocorrerá após estar garantida a ocupação total da área da primeira fase".

O parque tem sido contestado por um movimento de habitantes da Coutada, que contesta a construção em solos de aptidão agrícola, criticando não terem sido estudadas alternativas.

A Quercus, por seu turno, anunciou no início do mês ter requerido à Comissão Europeia a suspensão imediata dos contratos de financiamento com fundos comunitários.

A Localização do Parque, projetado para o lugar da Coutada, numa área abrangida pelos concelhos de Aveiro e Ílhavo é questionada pela Quercus, considerando que "mais não é do que uma nova zona industrial a implantar nas margens da Ria de Aveiro", em Zona de Proteção Especial (Rede Natura 2000).

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.