Novo diretor de Serralves quer abordar o "espírito do tempo presente"

| Norte
Porto Canal com Lusa

O novo diretor do Museu de Serralves, Phillippe Vergne, em funções desde o começo do mês, afirmou esta segunda-feira que o primeiro desafio de grande parte das instituições culturais é a forma como decidem abordar o "espírito do tempo presente".

Atualizado 30-04-2019 11:49

Numa conferência de imprensa de apresentação do novo diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, Vergne mostrou-se "maravilhado" com a totalidade da fundação, desde o museu ao parque, depois de a ter visitado pela primeira vez no âmbito do processo de transição dos Estados Unidos, onde trabalhou durante mais de duas décadas.

"O primeiro desafio -- para Serralves e para muitas instituições dedicadas ao presente -- é como é que te manténs relevante? Que tipo de programação vai continuar a abordar o espírito do teu tempo? Vais apoiar o espírito do teu tempo ou empurrar para trás as coisas no teu tempo com as quais podes não concordar?", questionou o novo diretor do museu, que disse ser ainda demasiado cedo para falar sobre opções concretas de programação.

O francês Philippe Vergne salientou que a ideia de que, "no meio da cidade, há um parque e que este parque pode ser pensado como uma ilha terrestre de ideias e talvez utopias" foi-lhe "muito sedutora", realçando que a biodiversidade do parque devia estar integrada na própria programação.

Outro dos elementos que cativaram Vergne foi a coleção de arte de Serralves: "Esta é uma coleção fantástica, uma coleção muito corajosa, uma coleção de vanguarda e mal posso esperar por 'brincar' com ela. [...] As ideias que eu sigo quando trabalho são que os artistas estão no centro, [é importante] a multidisciplinariedade, inclusão e diversidade, fazendo até as mais difíceis ideias acessíveis a um público abrangente."

Questionado sobre quão familiarizado esteve sobre a controvérsia envolvendo o seu antecessor, João Ribas, Vergne disse que leu os jornais e respondeu que "os museus atravessam ciclos", sem que tal situação tivesse afetado a sua decisão.

"Quando a conversa [entre mim e Serralves] começou, [isso] já era algo do passado e eu olhei para o futuro", disse Vergne, que acrescentou estar a aprender acerca da cena artística portuguesa, inclusive através de conversas com os anteriores diretores, questionando como abordaram Serralves e "qual o ímpeto por trás da sua programação".

O antigo diretor do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, nos Estados Unidos, de onde saiu depois de o seu contrato não ter sido renovado, meses após o despedimento da curadora Helen Molesworth, afirmou estar agora a atravessar "uma curva de aprendizagem" em relação aos artistas portugueses.

"Talvez conhecesse os óbvios. Pedro Cabrita Reis, cujo trabalho conheci quando ele esteve na Documenta, a Leonor Antunes, que conheço e cujo trabalho adoro, o Francisco Tropa, que tenho acompanhado", declarou.

Philippe Vergne frisou que Portugal "é um local internacional" e que o que também o atraiu para Serralves "foi a sua posição no mundo", enquanto espaço que "atrai muito artistas de diferentes disciplinas".

Antes de Vergne, a presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, enalteceu as qualidades de Vergne e declarou que o francês é "a pessoa certa para a ambição" da instituição que procura ser "cada vez mais relevante a nível internacional".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.