Trânsito proibido aos domingos, feriados e à noite no centro histórico de Penafiel

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 20 fev (Lusa) - A circulação de automóveis na zona histórica de Penafiel vai ser proibida aos domingos, aos feriados e durante a noite nos dias de semana a partir de 01 de março, avançou hoje à Lusa o presidente da câmara, Antonino Sousa.

Segundo o autarca, durante aqueles períodos o acesso só será permitido aos veículos de residentes e comerciantes, devidamente identificados através do registo de matrículas.

A medida vai abranger a designada Zona de Trânsito Partilhado (ZTP), que compreenderá as ruas Dr. Joaquim, da Misericórdia, do Paço, Alfredo Pereira e o largo da Ajuda.

O condicionamento do trânsito será feito através da colocação de um pilarete hidráulico, na rua Dr. Joaquim Cotta.

Antonino Sousa explicou hoje que a medida vai incidir numa "zona histórica, com um património notável, em que a circulação de viaturas e estacionamento desregrado estava a afugentar quem queria usufruir daquele espaço".

"O centro histórico é algo de que os penafidelenses se orgulham, porque é único na região. Achamos que merece ser preservado, porque tem um imenso potencial de atração turística e fica na mesma área da cidade onde está o nosso museu", acrescentou o presidente da câmara.

O autarca sublinhou também que a medida foi tomada em articulação com os comerciantes e residentes.

"Houve aqui um trabalho de reflexão que pretende garantir mais segurança às habitações e espaços comerciais durante a noite, para além de melhorar as condições de segurança aos peões", assinalou.

As limitações de acesso não impedirão o estacionamento de veículos em determinadas zonas, mas essa situação, vincou o autarca, será sempre vista como exceção.

"O próprio mobiliário que vamos colocar terá essa função de impedir o parqueamento de viaturas", observou.

Antonino Sousa disse ter a expectativa de que a decisão tomada pela câmara "ganhe o envolvimento da comunidade".

"Esperamos que os penafidelenses se revejam nesta decisão, porque o nosso centro histórico tem um imenso potencial, de uma beleza que não tem paralelo na região", referiu.

Esse património, observou ainda, tem um "grande potencial de alavancagem da economia", para além de permitir "acabar com a forma desregrada como o trânsito foi ocupando o centro histórico".

Antes da implantação da medida, vai avançar uma operação de limpeza do granito dos arruamentos, complementada com a colocação de novo mobiliário urbano.

APM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.