Vencedor do prémio Correntes d'Escritas considera distinção "um suplemento de ânimo"

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 20 fev (Lusa) -- O escritor Manuel Jorge Marmelo, que hoje venceu o prémio literário Correntes d'Escritas/Casino da Póvoa com a obra "Um mentira mil vezes repetida", descreveu a distinção como "um suplemento de ânimo", por estar desempregado.

O escritor portuense, de 42 anos, que há cerca de um ano ficou sem o emprego como jornalista, lembrou a sua condição de desempregado para frisar "a importância da distinção", o principal galardão do festival Correntes d'Escritas.

"Este prémio vem numa altura em que estou a atravessar a fase mais complicada da minha vida. Como várias centenas de milhares de portugueses, estou desempregado", começou por dizer o autor, quando subiu ao palco para receber a distinção.

"Fui alvo da reestruturação da economia e custa-me perceber como transformar pessoas úteis em inúteis desempregados pode ser bom para a economia. Receber um prémio nesta altura é um suplemento de ânimo que estava a precisar ao fim de mais de um ano sem emprego", acrescentou Manuel Jorge Marmelo.

Visivelmente nervoso, o escritor disse esperar "que este prémio seja o início de um novo ciclo" e agradeceu às Correntes d'Escritas.

Manuel Jorge Marmelo, que é convidado há 14 anos consecutivos para este encontro de escritores de expressão ibérica, confessou que não contava receber a distinção, que envolve um prémio de 20 mil euros.

"Quando vi a lista dos 15 finalistas pensei que dificilmente teria hipóteses, porque era um grupo muito forte de candidatos", disse o autor, completando: "Estava habituado a estar na plateia a admirar escritores que muito estimo. Estar nesta posição é algo incrível".

Na altura em que recebeu o prémio, Manuel Jorge Marmelo fez questão de recordar Manuel António Pina, jornalista e escritor que faleceu recentemente.

"O Manuel António Pina foi a pessoa que fez a primeira apresentação deste livro. Infelizmente já não está entre nós. Faz-me falta todos os dias a sua capacidade crítica de olhar para o país e para o mundo", afirmou.

JPYG // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.