Nova Contribuição Extraordinária de Solidariedade aplicada em Abril

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 fev (Lusa) - A nova Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) deve entrar em vigor em abril, depois de ter sido redesenhada no Orçamento retificativo para compensar o 'chumbo' do Tribunal Constitucional à convergência dos regimes de pensões público e privado.

Segundo a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), no memorando de entendimento acordado com as autoridades portuguesas na décima revisão, a medida entrará em vigor em abril.

O novo desenho da medida após o 'chumbo' do Tribunal Constitucional alarga a incidência da CES, que já existia, passando o limite inferior a partir da qual era aplicada de 1.350 euros para 1.000 euros.

NM // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.