Pelo menos 20 casos de rubéola em Macau - Serviços de Saúde

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 17 abr (Lusa) - Pelo menos 20 casos de rubéola foram registados em Macau desde o início do ano, anunciaram na terça-feira os Serviços de Saúde do território.

O último caso foi diagnosticado num funcionário da função pública, residente local, de 44 anos. O seu estado de saúde é considerado estável, indicaram.

Na quinta-feira passada, os Serviços de Saúde confirmaram a existência de um surto epidémico de "pequena escala" no território.

"Desde janeiro e até 10 de abril, foram já registados 15 casos, o que revela um surto epidémico de rubéola de pequena escala em Macau", de acordo com o comunicado então divulgado

Em 2018, ano em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o território livre do vírus, Macau registou apenas um caso.

"Há a possibilidade de ocorrer um aumento contínuo de casos de rubéola nos próximos dias, mas não há risco de transmissão comunitária de grande escala", afirmaram as autoridades, informando que 75% dos residentes possuem imunidade contra a doença.

A rubéola é uma doença transmissível aguda do trato respiratório e transmite-se sobretudo pelo contacto com as secreções do nariz e da garganta dos doentes.

Em novembro, a OMS anunciou que Macau, Austrália e Brunei passaram a integrar, com a Nova Zelândia e a Coreia do Sul, um grupo de cinco territórios, entre 37 países e regiões da região do Pacífico Ocidental, livres do vírus da rubéola.

EJ (FST/JMC) // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.