Circulação automóvel na Ribeira do Porto com várias alterações a partir desta terça-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

A circulação automóvel na Ribeira do Porto vai a partir desta terça-feira ter várias alterações, com inversões de sentido e criação de sentidos únicos, abrangendo as ruas do Infante, São João, Belmonte, Ferreira Borges e largo de São Domingos.

Atualizado 17-04-2019 14:11

Entre as mudanças divulgadas na sexta-feira pela Câmara do Porto está o acesso ao túnel da Ribeira, em direção ao tabuleiro inferior da Ponte D. Luís, para quem desce a rua Mouzinho da Silveira, que até agora era proibido.

Quem circula em sentido contrário, vindo da ponte em direção à Ribeira, passa agora a poder virar à direita mal termina o túnel, subindo a rua de São João que “passa a ter sentido único ascendente”, permitindo o “acesso ao troço superior da rua de Mouzinho da Silveira”.

Desta forma, explica a autarquia, evita-se a deslocação até à Praça do Infante “para quem queira dirigir-se às zonas da Sé, São Bento ou Aliados”.

As mudanças inserem-se num “plano em curso que visa introduzir melhorias na mobilidade do centro histórico, com repercussões positivas um pouco por toda a cidade”, justifica o município.

A Câmara explica ainda que “estas novas alterações da circulação vêm ao encontro das que estão a ser introduzidas desde há alguns meses na zona do centro histórico”.

O objetivo é alcançar “uma dispersão maior da pressão exercida pelo trânsito automóvel naquela zona e em todo o centro da cidade”, acrescenta a autarquia.

É neste contexto que a rua de Belmonte, que liga o largo de São Domingos ao de São João Novo, “passará em breve a ter um sentido único ascendente”.

A autarquia defende que tal “permitirá resolver os constantes problemas de circulação nesta artéria, claramente exígua para suportar uma configuração de dois sentidos de trânsito”.

“Conjugada com esta modificação estará a inversão de sentido da rua Ferreira Borges, que também passa a ser ascendente”, acrescentou o município.

A mudança permite criar “um corredor de ligação entre a cota baixa e alta da cidade alternativo à rua de Mouzinho da Silveira”.

É ainda intenção da Câmara criar “um eixo pedonal da rua das Flores até à Ribeira”, que vai levar à “pedonalização da zona de circulação automóvel no Largo de São Domingos” e a um “reforço dos atravessamentos da rua do Infante D. Henrique”.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.