Até 10 anos de prisão para britânicos que vivam em zonas onde se fomente terrorismo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 12 abr 2019 (Lusa) -- Os cidadãos britânicos que vivam em locais onde sejam promovidos atos terrorismo podem ser condenados a penas de prisão de até 10 anos, segundo uma lei que entrou hoje em vigor no Reino Unido.

A chamada Lei Antiterrorista e de Segurança de Fronteiras de 2019 classifica como crime entrar ou permanecer em determinadas áreas de conflito, explicou o ministério britânico do Interior.

As zonas de conflito em causa serão determinadas pelo ministro britânico que tutela a pasta, atualmente Sajid Javid.

A legislação não tem, no entanto, efeito retroativo, o que significa que não serão penalizados os britânicos que viajaram para a Síria para apoiar e lutar pelo grupo extremista Estado Islâmico e depois regressaram ao Reino Unido.

Se as autoridades britânicas detetarem que um cidadão entrou e permaneceu numa zona "designada" este pode ser condenado com penas até 10 anos de prisão, mas a própria lei inclui aqueles que viajem por outras razões, como para fazer trabalho jornalístico, visitar um familiar ou ir ao funeral de um parente.

O ministério do Interior considera que estas medidas permitirão evitar que os cidadãos participem, no futuro, em atividades terroristas.

O Reino Unido estima que mais de 900 cidadãos seus se tenham deslocado para a Síria para participar no conflito, dos quais uma parte morreu lá, mas muitos estão a pedir agora para regressar.

"Esta nova lei dá à polícia os poderes que necessita para desmantelar conspirações terroristas e assegurar que aqueles que nos querem prejudicar enfrentam um castigo justo", afirmou Javid.

"Como vimos nos terríveis atentados de 2017, em Londres e Manchester, a ameaça do terrorismo continua a aumentar e a nossa resposta também deve evoluir. É por isso que estas novas medidas foram criadas", acrescentou.

No Reino Unido, foram registados cinco atentados terroristas em 2017, quatro em Londres e um em Manchester, tendo a polícia e os serviços secretos conseguido abortar, nos últimos dois anos, 18 atentados.

PMC // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.