Sobrepesca no Atlântico Nordeste recua para 40% em 2017 - Comissão Europeia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 11 abr 2019 (Lusa) -- A sobrepesca no Atlântico Nordeste -- que abrange as águas continentais portuguesas e dos arquipélagos - decresceu de 75% para cerca de 40% entre 2007 e 2017 nos 'stocks' para os quais há dados, segundo um relatório da Comissão Europeia.

Assinalando a tendência em baixa das unidades populacionais ('stocks') sobreexploradas, o relatório sobre o progresso feito no sentido da pesca sustentável destaca ainda que o decréscimo da sobrepesca abrandou nos últimos anos, tendo mesmo havido um aumento entre 2013 e 2014.

A proporção de unidades populacionais fora dos limites biológicos seguros recuou, por seu lado, de 65% em 2013 para 35% em 2017.

O número de 'stocks' que, no mar ibérico e baía da Biscaia, está dentro do limite biológico seguro cresceu de dois em 2003 para 8 em 2017, não tendo sido identificada qualquer unidade populacional fora deste limite, contra 6 em 2003.

A Política Comum das Pescas estipula que, até 2020, todas as unidades populacionais deverão ser exploradas de modo a obter-se um rendimento máximo sustentável (RMS), ou seja, o máximo de capturas possível sem afetar a produtividade futura das unidades populacionais.

IG // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.