Tribunal da Coreia do Sul declara inconstitucional lei que proíbe o aborto

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 11 abr 2019 (Lusa) -- O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul declarou inconstitucional a proibição do aborto, noticiou hoje a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O Tribunal Constitucional concluiu que processar mulheres que fizeram abortos e os médicos responsáveis por esse procedimento é "inconstitucional".

O tribunal ordenou a emenda da lei que vigora desde 1953 até ao fim do ano corrente.

Os nove juízes do tribunal pediram ao parlamento para criar uma legislação para aliviar os atuais regulamentos anti-aborto até o final de 2020.

MIM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.