Ensaio sobre Vergílio Ferreira vence Prémio Iberoamericano de Praga

| País
Porto Canal com Lusa

Praga, 10 abr 2019 (Lusa)- Um ensaio sobre o escritor existencialista português Vergílio Ferreira (1916-1996), de autoria da universitária checa Eva Travnickova, ganhou, este ano, o Prémio Iberoamericano de Praga.

"O tema principal era investigar até que ponto a espacialidade pode influir numa pessoa", disse à agência noticiosa espanhola a vencedora do certame, que vai na sua 24.ª edição.

Eva Travnickova escreveu o ensaio em português, no âmbito do trabalho final de Filologia Portuguesa sobre o romance "Até ao Fim" (1987).

O romance é o monólogo de um pai durante o velório de seu filho Miguel.

O livro é recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura, no Plano Nacional de Leitura.

O prémio é entregue pelas legações diplomáticas da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Peru, Portugal e México, na capital checa, desde 1994.

O galardão destina-se a universitários que exploram aspetos nas esferas das artes, ciências, economia, política e sociedade dos países iberoamericanos.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).