Jerónimo sublinha coesão do PCP e nega rebelião contra a "geringonça"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 abr (Lusa) - O secretário-geral comunista recusou hoje a ideia de haver uma rebelião interna contra o acordo bilateral com o PS que permitiu a denominada "geringonça" governativa, reiterando que o PCP está coeso para "avançar" e não "andar para trás".

Em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, num intervalo da reunião do Comité Central do PCP, Jerónimo de Sousa respondeu aos jornalistas que a recente expulsão de um militante por críticas à posição atual do partido é uma "questão do foro interno", rejeitando tratar-se de um fenómeno alargado.

"Quero dizer, com toda a franqueza, em relação a situações que possam existir, se houver um problema interno é no plano interno que deve ser discutido. A reunião do Comité Central foi tudo menos isso, uma reunião que está a correr a bom ritmo, a discutir os problemas do país, dos trabalhadores e do povo, um partido que está a discutir o reforço da sua organização", disse, adiantando que há centenas de recrutamentos de novos militantes, "muitos deles jovens".

O líder comunista assegurou que o ambiente é de "um quadro de grande coesão, numa perspetiva de andar para a frente e não andar para trás" e refutou a "ideia de que existe para aí uma rebelião com os resultados da nova fase da vida política nacional".

No sábado, o Expresso noticiou a decisão da Comissão Central de Controlo do PCP de expulsar o militante e ex-responsável regional em Cascais Guilherme Antunes devido a "várias publicações nas redes sociais" contra a atual solução política de entendimento com os socialistas.

HPG // VAM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.