Sem alteração constitucional, referendo à regionalização deve avançar

Sem alteração constitucional, referendo à regionalização deve avançar
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, defendeu hoje que sem alteração constitucional para viabilizar a regionalização se deve avançar "rapidamente" com um referendo.

"Se as pessoas, de facto, entendem que é preciso a regionalização, e parece haver uma vontade comum, preferia que se fizesse uma alteração constitucional. Mas a não fazer uma alteração constitucional então, pelo menos, que se avance rapidamente com o referendo e que se permita que as populações finalmente, ao fim deste tempo todo, possam fazer a sua escolha", afirmou.

Rui Moreira, que falava na sessão de abertura do seminário "Descentralização e Regionalização em Portugal", no Porto, considera que a "regionalização urge", mas para isso “é preciso haver vontade política".

"Não me agrada muito que os partidos se continuem a agarrar atrás do modelo ‘na próxima legislatura vamos discutir isto outra vez', muito menos me agrada que continuem a dizer que há um problema na Constituição e que tem que ser por referendo", disse.

O autarca entende que os referendos "não são muito úteis" e lembrou que os "recentes referendos na Europa também não configuram nada de bom".

Apesar disso, Rui Moreira disse estar convencido que a escolha "será a favor do modelo de regionalização", considerando que seria "relativamente fácil" cada região organizar-se.

Para o autarca, a eleição direta do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional seria um bom princípio, "principalmente quando se avizinha um novo quadro comunitário, em que, mais uma vez, (…) as regiões não estão, neste momento, a ser ouvidas".

Apesar de terem passado 20 anos sobre o referendo à regionalização, Rui Moreira, considera que a situação do país "piorou", assistindo-se agora a um problema de coesão territorial.

Em declarações à margem, o presidente da Câmara do Porto lembrou que uma sondagem revelada recentemente, no Porto Canal, demonstra que os portugueses querem maioritariamente a regionalização em qualquer uma das regiões do país, o que é uma grande diferença relativamente ao passado.

"Ou seja, passados 20 anos, os portugueses e as portuguesas têm hoje consciência que sem regionalização não vai haver descentralização e que, talvez por isso, nós estamos hoje na cauda do pelotão em termos da Europa", argumentou.

O melhor, defende por isso, seria uma alteração constitucional que permitira poupar tempo e andar depressa. Mas se assim não for, insiste, que se avance pelo modelo do referendo.

Para o autarca, as intervenções desta manhã deixaram bem patente "que tentar substituir a regionalização pela eleição por sufrágio direto e universal dos presidentes das Comunidades Intermunicipais (CIM) ou das Áreas Metropolitanas segue no mau sentido, porque não se consegue fazer o equilíbrio territorial que é preciso fazer entre o litoral e o interior".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.