Holanda: Polícia procura suspeito de origem turca

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Utrecht, Holanda, 18 mar (Lusa) -- A polícia holandesa divulgou a foto de um homem de nacionalidade turca, que procura como suspeito de envolvimento nos tiroteios que causaram várias vítimas hoje, em Utrecht, na Holanda.

A polícia informou que procura Gokman Tanis, um homem de 37 anos, nascido na Turquia, suspeito de estar ligado aos tiroteios que hoje assolaram várias partes de Utrecht, na Holanda, causando pelo menos um morto e vários feridos.

Uma unidade anti-terrorista está ainda a investigar um Renault Clio de cor vermelha, encontrado abandonado num bairro residencial de Utrecht, que pode ter servido para transportar o autor ou autores dos tiroteios, segundo informações de jornais locais.

As autoridades anunciaram, entretanto, que passaram o nível de ameaça para o grau cinco, o mais elevado, na província de Utrecht, que durará pelo menos até às 18:00 de hoje.

Vários locais públicos da cidade holandesa estão a ser vigiados pela polícia e todas as escolas mantêm as portas fechadas, incluindo a Universidade de Utrecht, segundo os média locais.

O hospital central de Utrecht abriu uma ala especial, para atendimento às vítimas dos tiroteios, enquanto a polícia disponibilizou um número especial para prestar esclarecimentos sobre a situação.

O autarca de Utrecht, Jan van Zanen, já reagiu aos tiroteios, dizendo que se tratou de "um incidente horrível" e informando que está em contacto permanente com as autoridades policiais.

"Não excluímos a possibilidade de ter sido um ataque terrorista", disse van Zanen.

Vários tiroteios ocorreram em locais diferentes na manhã de hoje em Utrecht, na região centro da Holanda, causando várias vítimas, um ato "potencialmente terrorista", segundo a Agência Nacional de Segurança e Antiterrorismo (NCTV).

"Houve tiroteios esta manhã em Utrecht em vários lugares", disse o diretor da NCTV, Pieter-Jaap Aalbersberg, numa conferência de imprensa em Haia, acrescentando que "uma grande operação policial está em andamento" para encontrar o atirador.

A polícia holandesa já confirmou pelo menos um morto e vários feridos no tiroteio, anunciando também um reforço da segurança nos aeroportos e edifícios importantes do país.

RJP (CSR) // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.