Autarca de Marvão (PSD) "tranquilo" após buscas da PJ ao município

| Norte
Porto Canal / Agências

Marvão, 17 fev (Lusa) -- O presidente da Câmara de Marvão, Vítor Frutuoso (PSD), afirmou-se hoje "tranquilo" com as buscas efetuadas pela Polícia Judiciária (PJ) ao município, por suspeitas de falsificação de uma ata.

Em declarações à agência Lusa, o autarca social-democrata explicou que as buscas, realizadas na sexta-feira, estão relacionadas com uma ata, retificada pelos serviços administrativos, "pelos vistos indevidamente", mas garantiu estar "tranquilo" com o processo.

"Sinto-me tranquilo, na medida em que deduzo que a retificação foi uma coisa feita de boa-fé. Os serviços do município produzem muitos trabalhos durante o ano e eu tenho que ter a devida abertura e tolerância para eventuais erros", disse.

A cumprir o terceiro e último mandato, Vítor Frutuoso relatou que, "há uns meses", foi apresentado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco um "pedido de esclarecimentos" sobre esta matéria, tendo sido prestada "toda" a informação.

Segundo o autarca, esses esclarecimentos foram prestados, com o "conhecimento da câmara municipal vigente naquela altura", tendo a autarquia sido agora novamente questionada sobre a matéria pela PJ.

As suspeitas recaem sobre a falsificação de uma ata, relacionada com a autorização de um licenciamento para um restaurante, gerido por um irmão de um vereador eleito pelo PSD.

Durante a votação, o vereador ausentou-se da sala onde decorria a reunião, situação que não foi mencionada na ata, estando relatado no documento que o vereador também teria votado a favor.

Após essa situação, os serviços da câmara retificaram a ata, mas, supostamente, voltaram a cometer irregularidades na elaboração do texto.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, o PS/Marvão exigiu que o executivo camarário "informe" a população sobre o que se está a passar naquele município alentejano.

"O Partido Socialista já tinha chamado à atenção de algumas situações menos regulares na autarquia", lê-se no documento.

Nesse sentido, os socialistas dão como "exemplo" a última reunião da assembleia municipal, em que os seus eleitos alertaram para a "incompatibilidade de funções" de um vereador, na sequência da atribuição de uma obra do município a uma empresa da qual esse autarca é "sócio gerente".

O PS faz saber que "em nenhuma altura aceitará" que sejam responsabilizados neste processo os funcionários do município, em detrimento dos seus responsáveis políticos.

"Todos os trabalhadores do município dão o melhor pelo município de Marvão e esse profissionalismo não deve ser posto em causa", afirmam.

O PS esclareceu ainda que "nunca" acionou nenhuma queixa junto do Ministério Público, nem em qualquer outro organismo, apenas em sede própria "cumpriu o seu dever" de fiscalização da gestão do município.

HYT // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.