CDU pede intervenção da Câmara para Administração Portuária limpar costa do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 fev (Lusa) -- O vereador da CDU na Câmara do Porto quer que a autarquia tome diligências para que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) assegure a limpeza da orla costeira, cheia de "entulhos" devido ao mau tempo.

A proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, vai ser apresentada na reunião camarária de terça-feira e pede também à Câmara do Porto que trate do restabelecimento da "conduta de águas pluviais de serventia à zona da Rua Coronel Raul Peres".

"A orla costeira adjacente à avenida Dom Carlos I e à Rua Coronel Raul Peres, nomeadamente na zona do molhe da Foz do Douro e da Praia do Ourigo, encontra-se com diversos entulhos, lixos e detritos decorrentes do mau tempo que se tem feito sentir e da destruição pelo temporal dos restaurantes/bares existentes nesta zona", alerta o vereador Pedro Carvalho.

Com o documento, o comunista pretende que a autarquia aprove recomendar ao seu presidente que "tome as diligências necessárias junto à APDL para assegurar a limpeza da orla costeira da Foz do Douro, nomeadamente na zona do molhe da Foz do Douro e da Praia do Ourigo".

Na reunião camarária pública de terça-feira, Pedro Carvalho pretende também que a Câmara reivindique junto do Governo a descida do IVA do setor da restauração para os 13%.

"Lamentar que não se tenha verificado a redução da taxa de IVA no setor da restauração para os 13% no Orçamento de Estado para 2014" é uma das sugestões do vereador da CDU.

O comunista pretende ainda que a Câmara se bata "junto da ministra das Finanças para que, em sede de discussão do Orçamento de Estado e futuras revisões, a taxa de IVA no setor da alimentação e bebidas seja reposta nos 13%".

Pedro Carvalho quer também que a autarquia manifeste "junto da ministra das Finanças, do Ministro da Economia e do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social a sua preocupação com a situação económica e social que se tem vindo a viver no setor da restauração agravada pelo aumento abrupto da taxa de IVA dos 13% para os 23% que se verificou em 2012 e que desde então se mantém".

A intenção do vereador da CDU é que a Câmara estabeleça "contactos com as associações sindicais e patronais representativas do setor para ver que medidas viáveis podem ser tomadas ao nível do município que possa contribuir para a promoção do setor e a manutenção do emprego".

"As insolvências e encerramentos no setor da restauração aumentaram de forma significativa, com as organizações representativas a preverem o seu agravamento, tendo muitos restaurantes vindo a reduzir o seu quadro de pessoal", argumenta o comunista.

De acordo com Pedro Carvalho, o Porto "tem vindo a ser particularmente afetada por esta situação, concentrando o maior número de insolvências e perdas de postos de trabalho neste setor, com consequências diretas na oferta turística da cidade e reflexos noutros setores de atividade".

"Estima-se que tenham vindo a ocorrer perdas médias de 20% a 30% no volume de negócios das empresas da restauração da cidade, afetando todos os segmentos de mercado", sustenta.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.