Duas estreias mundiais e três europeias na Semana dos Realizadores do Fantasporto

Duas estreias mundiais e três europeias na Semana dos Realizadores do Fantasporto
| Norte
Porto Canal

A 24ª edição da Semana dos Realizadores/Prémio Manoel de Oliveira do Festival Internacional de Cinema - Fantasporto 2014 recebe a partir de dia 28 duas estreias mundiais e três europeias entre os 14 filmes selecionados, foi hoje divulgado.

As antestreias mundiais da edição deste ano do festival que decorre no Porto até 09 de março são "Viral", do espanhol Lucas Figueroa, e "Pecado Fatal", do realizador português Luís Diogo, revela a organização, em comunicado.

Na Semana dos Realizadores, uma secção competitiva do Fantasporto "dedicada a apoiar o cinema generalista de jovens cineastas independentes", este ano vão estar em destaque as produções europeias: nove dos 14 filmes concorrentes são europeus.

"Love me", uma coprodução turco-ucraniana de Maryna Gorbach e Mehmet Bahadir, e "Love Eternal", de Conor Barry, outra co-produção, entre Irlanda, Luxemburgo, Holanda e Japão são dois dos filmes europeus concorrentes ao Prémio Manoel de Oliveira.

"Heavenly Shift", de Márk Bodsár (Hungria), "Houston", de Bastien Günther (Alemanha), "Matei Child Miner", de Alexandra Gulea (Roménia), "The Eternal Return of Antonis Paraskevas", de Elina Psykou (Grécia) e a co-produção sueco-dinamarquesa "LFO", de Antonio Tublen, completam a presença europeia na competição.

O cinema norte-americano está representado com "The Red Robin", de Michael Z. Wechler (EUA), uma antestreia europeia, e com "Cold Comes The Night", da dupla Scott McGehee/David Siegel.

Esta secção do Fantasporto 2014 completa-se com mais duas antestreias europeias: "Rough Play", do sul-coreano Yeon-Shick Shin, e "Besos de Azucar", do mexicano Carlos Cuarón.

O 34º Fantasporto -- Festival de Cinema do Porto, realiza-se de 28 de fevereiro a 09 de março, no Rivoli Teatro Municipal, no Porto, com cerca de 200 filmes de 32 países e mais de duas dezenas de estreias mundiais e europeias.

No dia 08, o Hard Club, no Porto, recebe o "Baile dos Vampiros", a festa oficial de encerramento do "Fantas".

De acordo com a organização, a festa temática de "máscaras, cinema e música" será animada ao som de artistas como os Buraka Som Sistema, The Gift, Peaches, Ricardo Villalobos, Alexis Taylor (Hot Chip), Zen, Spektrum, Late Of The Pier, Micro Audio Waves, Clã e Filthy Dukes, entre outros.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.