Médicos lamentam que Governo transforme périplo na saúde num somatório de 'corta-fitas'

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar (Lusa) -- A Ordem dos Médicos (OM) lamenta que o Governo transforme o que devia ser um périplo pela Saúde num "somatório de 'corta-fitas'" e que se usem expedientes propagandísticos para "escamotear os verdadeiros constrangimentos" do setor.

A propósito do anúncio pelo Governo de que iria realizar um périplo no setor da Saúde para "conhecer melhor" a realidade, a Ordem dos Médicos entende que não é "um somatório de 'corta-fitas' que configura o reconhecimento dos problemas existentes no serviço público".

"O uso deste tipo de expedientes propagandísticos serve penas para escamotear os verdadeiros constrangimentos que prejudicam diariamente os profissionais de saúde e os doentes", refere a OM numa nota enviada à agência Lusa.

Hoje, no seguimento de a Lusa ter noticiado que a bastonária da Ordem dos Enfermeiros iria acompanhar o Governo, incluindo o primeiro-ministro, numa visita inserida neste périplo do setor, o gabinete de António Costa veio esclarecer que o convite foi endereçado a "todas as ordens do setor" pela secretaria-geral do Ministério da Saúde.

Em resposta à Lusa, a Ordem dos Médicos afirma que até ao momento "não recebeu qualquer convite para um suposto périplo da Saúde, anunciado pela ministra no dia 8 de março", tendo existido apenas dois convites recentes para duas inaugurações.

"O primeiro, datado de 11 de março (segunda-feira), e com apenas 24 horas de antecedência, dizia respeito à inauguração do Centro de Saúde António Arnaut, no Cadaval. O segundo, com a data de hoje, e também com 24 horas de antecedência, remetia para outra inauguração, neste caso da Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo, em Abrantes", acrescenta a OM.

A Ordem dos Médicos apela ao Governo para que promova "de facto, um verdadeiro périplo pelo Serviço Nacional de Saúde, com visitas surpresa e não com encenações que em nada dignificam o poder político".

Na sexta-feira, o Governo anunciou que iria percorrer o país para conhecer o que de melhor e pior acontece na saúde em Portugal, com a ministra Marta Temido a indicar que estavam programadas várias iniciativas "para conhecer melhor aquilo que é a realidade das coisas boas e das coisas menos boas que acontecem por esse país".

ARP // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.