Guiné-Bissau: Marcelo destaca forma pacífica e participação apreciável

| Política
Porto Canal com Lusa

Praia, 11 mar (Lusa) - O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou hoje, em Cabo Verde, a "forma pacífica" e a "participação apreciável" nas eleições de domingo na Guiné-Bissau, dizendo que agora é esperar pelos resultados.

"Eu fiquei muito feliz, o Governo português já disse isso, pela forma como decorreu: pacífica, estável, normal, com uma participação apreciável, isto é, foi uma boa notícia", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado português falava à imprensa numa escola na localidade de Salineiro, concelho da Ribeira Grande de Santiago, onde visitou o projeto das bibliotecas escolares, que conta com o apoio de Portugal.

"Quando nós temos, num universo da comunidade a que pertencemos [CPLP], essas boas notícias, o ato eleitoral ter decorrido de forma tão democrática, serena e pacífica, isso é uma boa notícia, vamos esperar pelos resultados", disse.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve na cidade da Praia, onde fez uma escala depois de uma visita de Estado a Angola, que terminou no sábado.

Cerca de 762 mil eleitores foram chamados no domingo para a escolha de 102 deputados ao parlamento e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) promete divulgar os resultados oficiais provisórios na quarta-feira.

RYPE // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.