Guarda e Penhas Douradas com níveis "extremos" de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) -- As regiões da Guarda e Penhas Douradas apresentam hoje "níveis extremos" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA informa que as regiões da Guarda e Penhas Douradas apresentam hoje, dia em que as temperaturas máximas vão subir, níveis extremos de UV, pelo que aconselha a população a evitar o mais possível a exposição ao Sol.

De acordo com o IPMA, as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Santa Cruz, Horta e Angra do Heroísmo apresentam hoje níveis "muito altos" de exposição à radiação UV.

Com o nível "muito alto", o IPMA, na sua página na Internet, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo", sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e para o final do dia, com possibilidade de ocorrência de chuvisco.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Raso, neblina ou nevoeiro matinal e subida das temperaturas mínimas e máximas, em especial nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muito nublado e vento fraco enquanto nos Açores a previsão do IPMA aponta para períodos de chuva e vento moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, no Porto 19, Évora 32, Castelo Branco e Beja 31, Bragança 30, Funchal 23, Ponta Delgada 22 e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21.

DD // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).