Exposição "Folhas de Poesia" de Fernando Echevarría inaugurada terça-feira no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 20 fev (Lusa) - "Folhas de Poesia" é uma exposição bibliográfica em honra do 90.º aniversário do poeta Fernando Echevarría que vai ser inaugurada na próxima terça-feira, dia 25, na Biblioteca Almeida Garrett (Porto), anunciou hoje a Câmara do Porto.

Na exposição, designada por "Folhas de Poesia - nos 90 anos de Fernando Echevarría", vão estar patentes "exemplares da principal bibliografia ativa e passiva" do poeta Fernando Echevarría, bem como "revistas literárias dos anos de 1950 e 1960" e "referências a prémios e homenagens ao autor", entre os quais a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade do Porto, entregue em 2008, lê-se no comunicado de imprensa da Câmara do Porto.

No mesmo dia da inauguração da exposição, cuja cerimónia está marcada para as 10:30, o poeta Fernando Echevarría vai receber, da ministra da Cultura, Graça Fonseca, a Medalha de Mérito Cultural, em "reconhecimento do inestimável trabalho difundindo a Língua e a Cultura portuguesas".

Na exposição vão ser apresentados manuscritos do acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto, bem como o primeiro livro de poemas, "Entre Dois Anjos" (1956), e o mais recente, "Via Analítica" (2018), destaca a Câmara do Porto.

O visitante vai poder requisitar alguns dos livros de poemas de Fernando Echevarría que a Câmara do Porto tem à disposição nas suas bibliotecas.

Fernando Echevarría nasceu em Cabezón de la Sal, na província espanhola de Santander, na Cantábria, e veio para Portugal em 1953, depois de cursar Humanidades, Filosofia e Teologia, em Espanha.

A partir de 1961, por razões políticas, esteve exilado em Argel (Argélia) e Paris (França), onde fixou residência, em 1966.

Fernando Echevarría recebeu vários prémios ao longo da vida, como o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1981, 1991 e 2009), o Grande Prémio de Poesia do P.E.N Clube Português (1982 e 1999), o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava e o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, entre outros.

Em 2007, o então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou-o com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Echevarría colaborou com várias revistas nacionais e brasileiras, designadamente, Anto, Graal, Eros, Nova Renascença, Cavalo Azul, Colóquio/Letras, A Phala -- Um Século de Poesia (1888-1988), Hífen e Limiar.

A sua poesia está traduzida em francês, castelhano, italiano, inglês, romeno e esloveno, estando representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras, entre entre as quais "Antologia -- Prémio Almeida Garrett de 1954" (1957), "Alma Minha Gentil -- Antologia de Amor Portuguesa" (1957) e "Nas Mãos de Deus -- Antologia da Poesia Religiosa Portuguesa" (1978), estas duas últimas organizadas por José Régio e Alberto Serpa.

CCM (NL) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.