União Europeia de Rádio e Televisão contra fim do serviço público grego

| Mundo
Porto Canal / Agências

Redação, 11 jun (Lusa) -- A União Europeia de Rádio e Televisão (UER) solicitou hoje ao Governo grego que anulasse a sua decisão de encerrar as cadeias públicas de rádio e televisão ERT.

O presidente da UER, Jean-Paul Philippot, e a sua diretora-geral, Ingrid Deltenre, escreveram ao primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, para lhe solicitar "que use todos os seus poderes para anular imediatamente esta decisão", indica a UER, em comunicado.

As cadeias da ERT deixaram de emitir hoje às 23:00 (21:00 de Lisboa) e os écrans ficaram negros, com o emissor principal, situado numa montanha perto de Atenas, a ser desativado pela polícia, segundo fonte sindical.

Apesar de integrarem o Governo, os socialistas do PASOK e o principal partido da oposição, o Syriza, já manifestaram a sua oposição à medida.

O líder do Syriza, Alexis Tsipras, considerou a decisão governamental um "golpe de Estado".

O presidente do principal sindicato dos assalariados da ERT, Panayotis Kalfayanis, considerou o ato ilegal e acusou o Governo de ter "desligado o emissor principal", considerando que a situação "parece mais um governo de Ceausescu do que uma democracia".

No seu texto, a UER sustentou que "a existência de serviço público e a sua independência a respeito do Governo estão no coração das sociedades democráticas"".

A decisão do Governo de Atenas, anunciada hoje, vai levar ao despedimento de 2.700 pessoas.

"A ERT é um caso de extraordinária falta de transparência e de incrível esbanjamento. Isso acaba agora", disse o porta-voz do Governo, Simos Kedikoglou, em conferência de imprensa, acrescentando que "em seu lugar, começará a funcionar o mais rapidamente possível um organismo público, moderno, com muito menos pessoal".

Em comunicado, o sindicato da ERT afirmou que "o Governo está disposto a sacrificar a rádio e televisão pública para cumprir" as exigências dos credores internacionais (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

A central sindical da administração pública, Adedy, descreveu o encerramento da emissora pública como um "golpe de Estado".

Na segunda-feira, os representantes da 'troika' iniciaram em Atenas mais uma avaliação regular da aplicação das medidas de austeridade e reformas estruturais exigidas como contrapartida dos empréstimos internacionais.

As reformas exigidas pela 'troika' incluem uma redução drástica do número de funcionários públicos, 2.000 até ao fim deste mês, e a fusão ou encerramento de organismos públicos.

RN (MDR) // PNG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.